Os Benefícios da Aveia

A aveia, além de ser um cereal altamente nutritivo, sendo fonte de carboidrato, proteínas, vitaminas (especialmente as do complexo B) e minerais, é rica em fibras insolúveis e solúveis. Destas fibras, destaca-se a beta-glucana uma das responsáveis por grande parte das vantagens do consumo regular da aveia.

Este tipo de fibra é responsável pela diminuição da absorção de açúcar e gordura no intestino, uma vez que em contato com a água, forma um tipo de gel que captura essas substancias, dificultando sua absorção pelo nosso organismo. A beta-glucana também auxilia no retardamento do esvaziamento gástrico, garantindo uma sensação de saciedade prolongada. Sentindo saciado, a vontade de continuar se alimentando é menor o que auxilia na perda de peso e auxilia a emagrecer. Isso, é claro, se utilizada em quantidade adequada e combinada com uma dieta saudável, balanceada e aliada à prática de exercícios físicos.

Aveia em Flocos

Aveia em Flocos

Além da aveia, a beta-glucana é encontrada em outros alimentos como a soja, o feijão branco e o grão de bico cozidos. Também está presente no brócolis, na farinha de milho, na manga e no trigo para quibe.

Mas não é só a beta-glucana a responsável pelos benefícios da aveia. Os antioxidantes presentes no cereal agem combatendo os radicais livres, o que resulta em prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento, como catarata e Mal de Alzheimer, além de enfermidades cardiovasculares.

O zinco, por sua vez, desempenha um papel essencial no corpo humano, colaborando com o bom funcionamento do sistema imunológico e é necessário na cicatrização de ferimentos.

Porém, para que se tire o melhor proveito destes benefícios, é recomendada a ingestão de quantidades corretas de aveia. Um acompanhamento de um nutricionista é indispensável para uma dieta balanceada. A dica para consumir aveia, é também ingerir bastante líquidos para para possibilitar o trabalho das fibras.

Gostou dos benefícios da aveia? Saiba que ela pode ser encontrada em diversas formas, como farelo e flocos, e pode ser consumido com iogurtes, frutas, sucos e leite e utilizado em receitas de paes e bolos.

Imagem da aveia por Nutrition Trends & Beyond.

Tags: , , , , , , , , ,

3 Responses to “Os Benefícios da Aveia”

  1. Alexandre:
    28 de March de 2011 at 20:38

    Post interessante!

    Bem que vocês poderiam colocar umas receitas aí com aveia, hein!

  2. Murilo Xavier:
    1 de April de 2011 at 11:08

    Desde 2010 estou comendo todo dia um copinho de aveia de como medida(70mg), sinto outro ser, tomo bastante água e frutas diversificadas, diminui o açúcar e minha pressão que estava em 14 por 9 passou a
    ser 12 por 8 … atrás desta situação estar minha
    cachorra que não chora mais a ver-me aflito pela doença cardiológica que possuia nota mil para o cereal.

  3. Sirlei Aparecida S. da Silva:
    28 de November de 2012 at 08:40

    Não imaginava que a aveia fosse tão importante para o nosso organismo. Adorei a matéria, eu vou falar para pessoas de minha familia que tem o corpo um pouquinho acima do peso. Vou usar mais vezes este cereal, para previnir o envelhecimento e combater os radicais livres

Comentar