Mingau de Aveia Ajuda a Emagrecer?

Temos aqui no blog alguns posts sobre o mingau de aveia, como a receita tradicional, a diet e a com leite de amêndoas. Essa é uma das formas preferidas das pessoas de consumir o cereal e algo chama a atenção nos comentários. Muita gente vem até nossa página para contar que conseguiu perder peso comendo mingau de aveia. Na maior parte dos relatos, o mingau substituiu o jantar, possibilitando o emagrecimento. Será que tem embasamento científico para esse efeito?

Aveia Emagrece?

Já falamos antes sobre o efeito emagrecedor da aveia. Apesar de ser fonte de carboidratos, a aveia pode contribuir para o emagrecimento porque é uma excelente fonte de fibras. As fibras podem favorecer a perda de peso porque diminuem o apetite, já que o organismo leva mais tempo na digestão quando elas estão presentes.

Mingau de aveia

Mingau de aveia

Além disso, as fibras se unem as moléculas de água formando uma espécie de gelatina. Essa substância gelatinosa dificulta a absorção de gorduras e açúcares, ajudando no emagrecimento. Por esses benefícios, aveia é indicada para as dietas de emagrecimento.

Porém, é muito importante estar atento às quantidades. Segundo especialistas, não devemos comer mais do que 3 colheres (sopa) do cereal por dia para aproveitar os benefícios sem ganhar peso por causa do excesso de carboidratos e calorias.

Mingau de Aveia Para Emagrecer

O mingau de aveia conta com boa parte dos benefícios da aveia. Assim, consumir o mingau pode sim ajudar no emagrecimento. Quando nossos leitores contam que perderam peso substituindo o jantar pelo mingau, o segredo está na redução de calorias, já que o jantar costuma ser mais calórico.

No entanto, para que o mingau de aveia possa realmente ajudar na perda de peso, é fundamental que ele seja preparado com ingredientes saudáveis e pouco calóricos. Isso quer dizer que se você usar açúcar, chocolate e outros ingredientes “engordativos”, os benefícios do mingau vão por água abaixo.

Algumas dicas ajudam a deixar seu mingau mais magrinho:

  • Use leite desnatado para diminuir calorias e gorduras;
  • Se for adoçar, prefira pequenas quantidade de mel, melaço ou açúcar mascavo. Adoçante também pode ser uma opção, de preferência os mais naturais, como o de estévia;
  • Faça uma quantidade pequena do mingau para não abusar demais do alimento. O ideal é que ele seja preparado com 1 colher de aveia e 1 xícara de leite para uma pessoa;
  • Acrescente cravo e canela no seu mingau para deixá-lo termogênico e potencializar ainda mais o emagrecimento;
  • Siga também um cardápio balanceado nas demais refeições.

Tags: , , , , , , , ,

Comentar