Receita de Granola

A granola é um cereal matinal saboroso e muito saudável. Por conter cereais, frutas e oleaginosas, a granola é rica em fibras solúveis e insolúveis, vitaminas, minerais e ácidos graxos, fundamentais para uma boa alimentação. Além disso, a granola melhora o funcionamento intestinal e a ação da flora bacteriana, proporcionando vários benefícios à saúde.

Vários tipos de granola estão disponíveis no mercado, mas o processo de produção do alimento nem sempre é o mais higiênico. Uma pesquisa analisou 30 amostras de 10 marcas diferentes de granola e constatou que 60% apresentavam fragmentos de insetos e pequenos roedores. O grande problema é que a forma de armazenagem dos ingredientes atrai esses seres vivos. Por isso, é preciso escolher bem a marca da granola a ser consumida.

Outra solução é produzir a granola em casa, com todo o cuidado na escolha dos ingredientes e higiene na hora da fabricação. Para tanto, basta seguir a receita abaixo.

Receita de Granola 

Granola

Receita: Granola Caseira

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de aveia em flocos
  • 5 colheres (sopa) de gergelim
  • 100g de castanha de caju triturada
  • 1 xícara (chá) de coco seco ralado
  • 1 de xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 3 xícaras (chá) de cereal de milho sem açúcar
  • ½ xícara (chá) de uva-passa preta

Modo de Preparo

Misture a aveia, o gergelim, a castanha, o coco e o açúcar mascavo e coloque em um assadeira grande. Leve a mistura ao forno, preaquecido à 180º, durante 15 minutos, mexendo com uma espátula a cada 5 minutos para tostar de maneira uniforme. Misture o cereal de milho e a uva-passa enquanto ainda estiver e quente. Depois que esfriar, quando em um recipiente bem vedado para que conserve.

Rendimento

15 porções de 1/2 xícara.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply