Aveia e Diabetes

Cada vez mais é sabido de todos que o consumo da aveia é bastante benéfico para a saúde. Há ainda quem se preocupe com as calorias da aveia, se perguntando se a aveia engorda. No entanto, a questão do ganho de peso é irrelevante se comparada com as propriedades medicinais da aveia. Além disso, se consumida da maneira certa a aveia pode mesmo ajudar no emagrecimento, pois dificulta a absorção de gorduras e aumenta a sensação de saciedade.

Entre os vários benefícios da aveia, destaca-se a redução dos níveis de colesterol ruim, melhora do funcionamento do intestino, controle dos níveis de glicemia e alto potencial nutritivo. O cereal é rico em fibras, vitaminas, cálcio, ferro e proteínas. Além disso, possui uma substância chamada de β-glucana, principal responsável pelas propriedades funcionais da aveia. Hoje falaremos um pouco mais sobre os efeitos do cereal no controle e prevenção da diabetes.

O que é a Diabetes?

Diabetes

Comer aveia ajuda a controlar os níveis de glicemia

A diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar ou glicose no sangue. A glicose é fundamental para o nosso organismo, pois garante a energia que o corpo precisa para funcionar. Em excesso, no entanto, o açúcar no sangue acarreta outros problemas de saúde. A doença ocorre quando há falta ou má absorção de insulina pelo corpo. Esse hormônio é responsável por quebrar as moléculas de glicose. Em sua ausência, o organismo tem dificuldade para metabolizar a glicose e transformá-la em energia.

Diabetes e Consumo de Aveia

O consumo moderado de aveia pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, é o que mostram alguns estudos. O cereal possui baixo índice glicêmico e, por isso, ajuda a evitar a hiperglicemia. A grande responsável por esse controle é a β-glucana, ou fibra solúvel, que inibe os picos de glicemia e insulina no organismo. A dica nesses casos, é consumir principalmente o farelo de aveia, que possui maior quantidade dessa substância.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

6 Responses to “Aveia e Diabetes”

  1. dagama Says:
    3 de February de 2012 at 03:34

    bom dia
    sou diabete faço uso de duas colheres de flocos de aveia com leite desnatado,mais não posso engordar motivo doença tem 55 anos; quero comentario sobre assunto

    Atenciosamente
    dagama

  2. enternauta Says:
    3 de February de 2012 at 18:44

    Infelizmente nós não podemos comentar sobre sua situação específica em um site público, além disso nós não temos licença para recomendar tratamentos a ninguém. Você deve sempre consultar um médico que irá lhe examinar minuciosamente e lhe receitará o melhor medicamento ou tratamento para sua situação.

  3. Marcio Says:
    19 de February de 2013 at 10:34

    Sou diabetico 1 e tenho 57 anos, que tipo de aveia ou granola devo consumir?

    Obrigado

  4. Emília Silva Says:
    24 de February de 2013 at 22:18

    Márcio, no seu caso o ideal é procurar um nutricionistas que possa dar informações mais precisas. A aveia não contém açúcar, mas o carboidrato presente é convertido e glicose. Já no caso da granola, prefira sempre produtos que não tenham adição de açúcar. A dica é não abusar desses ingredientes.

  5. silvana boeno Says:
    29 de December de 2013 at 17:23

    meu marido e diabetico e usa a quantidade de tres cilheres por dia de aveia,eu gostaria de saber qual seria a dosagem adequada para um diabetico comer por dia de aveia?obrigada.

  6. Emília Silva Says:
    6 de January de 2014 at 18:50

    Silvana, a recomendação para uma pessoa saudável é de 3 colheres por dia. Porém, como o seu marido é diabético, é importante que um médico ou nutricionista avalie como anda a glicose dele para uma indicação precisa e não prejudicial do consumo de aveia. Obrigada pela pergunta.

Leave a Reply