Para Que Serve a Fibra Solúvel

Os nutrientes são partes dos alimentos metabolizadas pelo nosso organismo para a nutrição das células. Durante a digestão, promovemos a quebra de tudo o que comemos. Assim, podemos absorver as substâncias que são importantes para a realização e todas as funções do corpo humano.

Porém, existem partes dos alimentos que não são digeridas. Elas são eliminadas pelo organismo através das fezes. As fibras integram esse conjunto. Nós, seres humanos, não conseguimos aproveitá-las como nutrientes e, por isso, as eliminamos. Durante muito tempo acreditou-se que elas não serviam para nada, mas hoje se sabe que, mesmo não sendo absorvidas, as fibras desempenham papel importante.

Estudos específicos sobre os benefícios das fibras mostram que elas ajudam no funcionamento intestinal, além de servirem para a manutenção das bactérias do bem que estão presentes em nosso intestino. Outra vantagem trazida pelas fibras é a perda de peso, promovida principalmente pelas fibras solúveis.

 Benegícios das Fibras Solúveis

As fibras encontradas nos alimentos podem ser categorizadas em dois tipos: solúveis e insolúveis. A diferença das solúveis é que elas se unem à água que ingerimos, formando uma substância gelatinosa no intestino. Se você quiser ver como isso acontece, coloque um pouco de linhaça ou aveia em um copo de água e deixe descansado por algumas horas. Depois de algum tempo, você verá que a água ficou semelhante a um gel.

Fibras Solúveis

Os grãos são fonte de fibras solúveis

Essa substância gelatinosa é a grande responsável pelos benefícios das fibras solúveis. Quando ela se forma em nosso estômago, a digestão se torna mais lenta. Assim, o organismo leva mais tempo para digerir os nutrientes, aumentando a sensação de saciedade. Na prática, demoramos mais para sentir fome, o que ajuda na redução de calorias ingeridas.

Outro grande benefício da fibra solúvel é a redução na absorção de gorduras e açúcares. O gel formando durante a digestão se cola às moléculas de gordura e açúcar, fazendo com que elas sejam eliminadas juntamente com as fezes. Assim, a quantidade de gordura que comemos se torna menor, ajudando na perda de peso.

Por causa desses efeitos benéficos, as fibras do tipo solúvel podem:

  • Ajudar no emagrecimento saudável;
  • Favorecer o controle dos níveis do colesterol no sangue;
  • Prevenir o surgimento do diabetes tipo 2;
  • Melhorar o trânsito intestinal;
  • Estimular a boa digestão.

A aveia contém alto teor de fibras solúveis, assim como a linhaça, a chia, a maçã e a pera. Comer esses alimentos regularmente é uma ótima forma de aproveitar todos os benefícios mencionados acima  e ainda perder peso. Mas não se esqueça de beber muita água, pois é necessário que o organismo esteja hidratado para que o gel se forme durante a digestão.

Tags: , , , , , , , ,

Comentar