Bolo de Banana Com Aveia (Sem Farinha)

Nem todo bolo precisa ser engordativo e pouco saudável. Algumas receitas bem simples acrescentam fibras, frutas e nutrientes importantes para deixar o bolo mais funcional. Esse é o caso do bolo de banana com aveia, que combina os benefícios do cereal com o alto poder nutritivo da banana.

Algo interessante dessa receita é que ela feita sem farinha. Como a aveia já contém amido, você não precisa acrescentar trigo para deixar o bolo mais  fofinho. A dica é usar a aveia em flocos finos, para que a massa não fique grossa e pesada.

O resultado é um bolo muito saboroso, úmido e com carboidratos complexos. Se quiser reduzir a quantidade de açúcar, basta acrescentar frutas secas como ameixa ou uvas passas. O mel também pode ser substituído por xarope de agave.

Veja quais são os ingredientes necessários para fazer o bolo de aveia sem farinha o observe o modo de preparo. Você e sua família com certeza vão adorar essa quitanda do bem.

Bolo de banana e aveia

Vale a pena experimentar essa receita saudável

Ingredientes:

  • 4 bananas bem maduras
  • 2 ovos
  • 1/4 xícara (chá) de óleo de girassol
  • 2 xícaras (chá) de aveia em flocos finos
  • 1 1/2 colher (chá) de canela em pó
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de mel
  • farinha de aveia para enfarinhar a forma

Modo de Fazer

Comece untando a forma com um pouco de olho. Depois de espalhar bem, jogue um pouco de farinha de aveia (também pode ser de trigo), balance a forma e retire o excesso. Corte 2 bananas em rodelas e cubra o fundo da forma. Depois regue com o mel e reserve.

Agora coloque as 2 bananas restantes no liquidificador juntamente com o óleo de girassol (também pode ser de coco), o açúcar, os ovos e canela em pós. Bata até obter uma mistura homogênea e cremosa. Quanto mais você bater, menos cheiro de ovo ter o bolo.

Em seguida despeje essa mistura cremosa em um recipiente como uma tigela. Acrescente a aveia em flocos finos e misture bem até que ela seja incorporada. Por fim, coloque o fermento em pó e misture novamente para que todos os ingredientes formem uma massa homogênea.

Despeje a massa sobre a forma previamente preparada com as rodelas de banana. Espalhe com uma colher com cuidado para não soltar a banana do fundo. Leve ao forno preaquecido por cerca de 35 minutos. Para saber se o bolo está pronto, espete um palito e veja se ele sai limpo. Assim que esfriar desenforme com cuidado.

Tags: , , , , , , , ,

One Response to “Bolo de Banana Com Aveia (Sem Farinha)”

  1. Sandra Bassi:
    12 de March de 2016 at 21:02

    Perfeito! Fiz meia receita mas com aveia grossa (só como dela). Bati junto. Ficou maravilhoso. Obrigada.

Comentar