Aveia e Doença Celíaca

A doença celíacaatinge cerca de 1% da população e está diretamente relacionada com a ingestão de alimentos que contêm glúten, como o trigo, o centeio e a cevada. As pessoas que sofrem com a enfermidade apresentam uma reação imunológica à presença do glúten no intestino. Esse processo geralmente desencadeia uma inflamação crônica na mucosa intestinal, que provoca os sintomas típicos da doença do glúten. O problema aflige principalmente as mulheres e pode aparecer tanto durante a infância como na vida adulta.

Doença do Glúten

Informe-se sobre a doença celíaca

Dieta Sem Glúten

Dentre as doenças autoimunes, a celíaca é uma das poucas em que se conhece o agente causador da reação imunológico. Assim, é possível excluir o glúten da alimentação para combater os sintomas e controlar o problema. A medida pode parecer simples, mas não é fácil cortar esses alimentos da dieta, sobretudo quando não há informações claras sobre os componentes de produtos industrializados. Quem tem a doença precisa manter cuidado redobrado em relação a alimentação e evitar o consumo de pratos oferecidos em restaurantes e lanchonetes.

  • Alimentos permitidos: arroz, amido de milho, batata, feijão, verduras, futas, carnes, soja, quinoa, mandioca e outros.
  • Alimentos que contêm glúten: trigo, cevada, tricale, kamut, centeio, malte e aveia.

Pode Comer Aveia?

A aveia é fonte de glúten, mas o consumo do cereal por celíacos é um tema controverso na medicina. Durante muito tempo, a aveia não foi considerada como tóxica para celíacos, mas hoje se sabe que existem alguns tipos específicos que podem provocar reações imunológicas. Um estudo apresentado na revista “Gut” mostrou que o nível de toxicidade da aveia pode ser classificado em três tipos: nenhum, médio ou alto.

Por um lado, o uso da Avena sativa menos prejudicial é uma alternativa para os pacientes. Por outro, vale a pena consultar um médico para saber se você pode ou não incluir a aveia em sua dieta diária. Tudo vai depender da análise cautelosa de um bom profissional. Cuide-se!

Tags: , , , , , , ,

Comentar