Diabéticos Podem Comer Aveia?

O diabetes é uma doença que altera a produção de insulina pelo organismo. Essa substância é responsável pelo metabolização das moléculas de açúcar. Assim, quando o organismo não produz insulina em quantidade suficiente, o índice glicêmico se eleva, causando várias alterações no funcionamento do organismo.

Depois que um quadro de diabetes é diagnosticado, o paciente precisa tomar muito cuidado com tudo aquilo que consome. A dieta é um dos pontos fortes para tratamento da doença, pois é por meio da alimentação que ingerimos o açúcar, vilão para os diabéticos.

Aveia e Diabetes

Aveia e Diabetes

O Problema dos Carboidratos

Além dos alimentos com açúcar, como doces e frutas, o diabético também precisa evitar o consumo excessivo de carboidratos. Nesse caso, a dieta deve restringir principalmente as massas brancas, como pães e arroz, que apresentam alto teor de carboidratos sem outros nutrientes importantes.

O grande problema do carboidrato é que ele é transformado em açúcar pelo organismo como forma de obtenção de energia. Assim, a glicose pode se elevar com a ingestão de alimentos muito energéticos, incluindo vegetais como a batata e a mandioca.

Aveia: Está Liberada?

A aveia tem alto teor de carboidratos e, por isso, deve ser usada com moderação pelos diabéticos. Por outro lado, a ampla presença das fibras garante que organismo, durante o processo de digestão, absorva todo o açúcar dos alimentos. Desse modo, é possível afirmar que o consumo do cereal é benéfico para os portadores do diabetes, mas sem exageros.

O ideal é que as pessoas que sofrem com a doença procurem um endocrinologista ou nutricionista para uma indicação de dieta adequada. A aveia pode sim substituir outros alimentos ricos em carboidratos, colaborando para o controle da glicose. No entanto, a recomendação de quantidade precisa ser feita por um profissional da área de saúde.

Tags: , , , ,

Comentar