Aveia É Carboidrato?

Podemos dizer que a aveia é um carboidrato? Essa é uma questão que pode surgir entre pessoas que desejam ter uma alimentação mais saudável, seja para emagrecer, ganhar massa ou controlar doenças.

O carboidrato é um dos nutrientes que preocupa, porque está relacionado com o ganho de peso, mesmo sendo fundamental para a saúde. O ideal é conhecer mais sobre ele para aproveitar os benefícios sem correr risco de engordar.

O que são carboidratos?

O carboidratos, também chamado de hidrato de carbono, glicídio ou açúcar é nutriente contido nos alimentos. A principal função desse nutriente é proporcionar a energia necessário para que todas as funções do organismo sejam desempenhadas de forma adequada. Quando ingerimos algum alimento que contém carboidratos, eles são transformados durante a digestão em glicose e glicogênio. Nos músculos essas substâncias garantem a força, e nas células fornecem energia.

O problema é que a glicose que não é utilizada acaba sendo armazenada pelo organismo na forma de gordura. Por isso é importante consumir quantidades adequadas de carboidratos.

Aveia é carboidrato?

Saiba se a aveia é um carboidrato simples ou complexo

Simples ou Complexo?

Os carboidratos podem ser divididos em dois grupos: simples e complexo. O carboidrato do tipo simples é mais facilmente absorvido pelo organismo, devido à sua estrutura molecular. Isso quer dizer que a liberação da energia após o consumo de alimentos que contenham esse carboidratos do tipo simples é praticamente imediata.

Os alimentos mais ricos em carboidratos simples são:

  • mel
  • melaço
  • sucos de fruta
  • leite
  • frutas
  • alguns tipos de vegetais

Apesar de fornecerem energia rapidamente, esses alimentos podem elevar os níveis de glicose muito rapidamente, levando ao aumento na produção de insulina. Quando isso ocorre, o corpo armazena a glicose nas células adiposas, ou seja, a quantidade do gordura se torna maior.

Os carboidratos complexos são aqueles que não são tão facilmente absorvidos pelo organismo. A energia contida nesses alimentos é liberada aos poucos, fazendo com que a glicose se eleve gradualmente e não em picos. Os alimentos que contém carboidratos complexos são:

  • arroz
  • aveia
  • pão
  • batata
  • massas
  • cereais integrais

Esses itens são carboidratos mais indicados em uma alimentação saudável, porque mantêm a sensação de saciedade, garantem a energia por mais tempo e formam menos gordura. Os carboidratos simples devem ser consumidos em pequenas quantidades ou em situações em que os níveis glicogênio caem muito (como depois de um treino intenso).

Aveia

A aveia, como você pode ver, é sim o carboidrato. Ela pertence ao grupo dos complexos, ou seja, liberará energia de forma mais lenta depois de ser ingerida. Para evitar que o cereal cause ganho de peso, é preciso evitar o exagero. O mesmo vale para os diabéticos, que precisam controlar os níveis de glicose. A dica é comer até 3 colheres de aveia por dia, juntamente com uma dieta balanceada. Evite também os alimentos muito doces ou gordurosos. Assim fica mais fácil manter a forma e a saúde.

 

 

 

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