O que é Ração Humana? Como Fazer?

Apesar do nome, a “Ração Humana” não pode ser considerada uma ração à risca, pois não contém todos os nutrientes necessários para uma dieta saudável e nutritiva (como é o caso das rações animais).

O termo mais correto para definir a “Ração Humana” é a de um composto alimentar rico em fibras ou um mix de fibras. Este composto não possui apenas uma só forma de ser feito, porém um ingrediente que sempre aparece, pela sua qualidade nutricional é a Aveia. 

A baixo segue uma sugestão de preparação deste composto, os ingredientes podem ser ajustados a sua necessidade e ao seu paladar. O objetivo desta receita é ser rica em fibras e antioxidantes. Ela irá auxiliar o trânsito intestinal e terá efeito sociogênico, por isso pode ser interessante consumir naquelas momentos que você tem mais fome, por exemplo, junto a um iogurte no lanche da tarde.

Receita de Ração Humana

Ingredientes:

– 300g de farelo de Aveia

– 100g de farinha de casca de uva

– 100g de guaraná em pó

– 150g de farinha de linhaça dourada

– 150g de chia

– 100g de quinua em flocos

– 100g de cacau puro em pó

– 100g de farinha de maracujá

Forma de preparo: Misturar todos os ingredientes, colocar em um pote ou outro recipiente bem fechado e consumir no máximo um mês.

Saiba uma receita de ração humana.

Cuidado! A “Ração Humana” não pode pegar umidade. Por ser um composto de farinhas, se ficar úmido pode ocorrer o desenvolvimento de fungos.

Benefícios

Deve-se entender que a “Ração Humana” é um complemento alimentar, e que de forma alguma pode substituir uma alimentação balanceada, ou seja, ela não pode ser a principal fonte de nutrientes da alimentação, uma vez que não possui todos os nutrientes que uma pessoa necessita ao longo do dia.

Por apresentar uma quantidade grande de fibras, a “Ração Humana” possui um efeito sociogênico, ou seja, ela aumenta a sensação de saciedade após a refeição. Porém, justamente por ser rica em fibras, deve-se cuidar com a hidratação, se não se ingerir a quantidade de água necessária ao longo do dia, pode ocorrer constipação (prisão de ventre).

Este composto alimentar, pode ser adicionado as refeições para trazer alguns nutrientes, como o ômega 3 da linhaça, assim como os antioxidantes do cacau em pó, da farinha de uva e da farinha de maracujá, ou ainda a betaglucana da farinha de aveia.

A “Ração Humana” pode ser consumida quando adicionada a uma batida de frutas, no iogurte, no suco verde, em cima do mingau ou misturada ao whey protein. Também pode ser adicionado a receitas, como bolos, tapiocas e panquecas, porém neste caso alguns antioxidantes podem ser perdidos em função do calor para cozinhar.

É interessante, quando acabar o seu mix de fibras, fazer outro mix, porém adicionando ingredientes diferentes, desta forma você coloca mais nutrientes em sua alimentação.

 

Categoria: Alimentação, Receitas - Marcadores , , , ,

Comentar