O que são Cereais? Aveia é um Cereal?

Você sabia que a aveia é um cereal? E você sabe o que são cereais?Cereais são os frutos comestíveis de algumas espécies de plantas. Além de servirem para nossa alimentação, os cereais são muito utilizados na alimentação de animais, como frangos e porcos. Os cereais são plantas cultivadas pelos seus grãos, frutos comestíveis.

Comumente, os cereais possuem grande quantidade de vitaminas, fibras, minerais e outros nutrientes, e por isso são inseridos nas dietas como forma de beneficiar o indivíduo e tornar a alimentação mais saudável. A aveia é um destes cereais, que possui muita fibra, ajuda na prevenção de doenças do coração, na produção de colágeno e também no fortalecimento do sistema imunológico. Conheça abaixo mais sobre os cereais e também, especificamente, sobre a aveia.

Quais são os benefícios dos cereais?

Na nossa alimentação existem diversos tipo de cereais que são consumidos todos os dias. São tipos de cereais: O arroz, o trigo, a aveia, o milho, a soja, a cevada, o sorgo, o painço e o centeio. Todos estes cereais podem ser consumidos em sua forma mais bruta, ou seja com pouco ou nenhum processamento da industria, que são os cereais integrais ou ainda podem ser consumidos na sua forma refinada.

Alimentos integrais são aqueles que preservam todos ou quase todos os nutrientes. Eles são colhidos e passam por poucos processos industriais. Já os alimentos refinados acabam por perder alguns nutrientes no processo industrial de refinamento.

Alimentos integrais apresentam maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Possuem pouca diferença de calorias para os alimentos refinados e são preparados de forma semelhante. Os cereais integrais apresentam teores bem importante de minerais, como cobre, selênio, zinco, manganês, ferro, magnésio entre muitos outros. Outro ponto importante dos cereais integrais é a quantidade de fibra, que é muito superior aos alimentos refinados.

Um aspecto muito importante sobre os cereais é a de que eles são ótimas fontes de energia. Cereais possuem carboidratos que são importantes para todas as pessoas, inclusive para aquelas que querem perder peso e ganhar massa muscular magra.

E sim, a aveia é um cereal, e é um cereal muito completo em relação a nutrientes. Ela possui ambos os tipos de fibra, a solúvel e a insolúvel, possui uma boa quantidade de proteínas, também é composta de vitaminas, especialmente a do complexo B, e de um grupo de minerais muito importante, como o manganês, o selênio e o zinco.

Qual é o melhor cereal para ser consumido?

Todos os cereais são importantes. É fundamental variar o tipo e se possível consumi-lo de forma integral. Você pode adicionar cereais em todas as suas refeições. Por exemplo, no café da manhã você pode comer um mingau de aveia, no almoço o arroz, nos lanches pode consumir um bolo de milho e na ceia pode comer frutas com aveia.

Comparações entre os nutrientes dos cereais

Para escolher qual cereal é melhor para a sua dieta, segue uma lista comparando alguns tipos de cereais, o que vai deixar sua vida bem mais fácil e prática no momento de escolha!

Aveia (100g)

  • Carboidratos – 66,6 g
  • Proteínas – 13,9 g
  • Gorduras – 8,5 g
  • Fibras – 9,1 g

Arroz Integral (100g)

  • Carboidratos – 77,5 g
  • Proteínas – 7,3 g
  • Gorduras – 1,9 g
  • Fibras – 4,8 g

Trigo (100g)

  • Carboidratos – 75,1 g
  • Proteínas – 9,8 g
  • Gorduras – 1,4 g
  • Fibras – 2,3 g

Milho (100g)

  • Carboidratos – 28,6 g
  • Proteínas – 6,6 g
  • Gorduras – 0,6 g
  • Fibras – 3,9 g

* Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO, 4ª edição

 

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