Qual Escolher, Linhaça ou Aveia?

Você já deve ter ouvido falar tanto na aveia quanto na linhaça e o quanto estes dois alimentos fazem bem para a sua saúde. Todas as pessoas que procuram emagrecer, melhorar de algum problema ou ter um corpo mais bonito, adicionam estes alimentos a sua dieta.

Mas será mesmo que a linhaça e a aveia melhoram a saúde, atuam no emagrecimento e na estética? Sera que a linhaça e a aveia possuem os mesmos nutrientes? Elas são o mesmo tipo de alimento? A forma de preparo é a mesma? Muito se fala sobre as propriedades dos dois alimentos, mas na hora de escolher, qual é melhor para a saúde? Para responder esta pergunta, vamos comparar os benefícios de cada um deles.

Linhaça

Além de muito nutritiva, a linhaça também possui substâncias antioxidantes e anticancerígenas, que ajudam na prevenção de várias doenças. São mais de 27 substâncias que previnem  contra diferentes tipos de câncer, como o de mama, de próstata, de cólon, de pulmão, entre outros.

O óleo da semente de linhaça é rico em ômega 3, que auxilia na diminuição do colesterol, reduz a pressão arterial e reforça o sistema imunológico. A linhaça também é rica ligninas, que imitam o funcionamento do hormônio estrogênio, reduzindo os efeitos da menopausa.

A linhaça é fonte de vitaminas B1, B2, C, E, caroteno, ferro, zinco, além de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. É fonte também de fibras solúveis, fundamentais para uma boa digestão e funcionamento do intestino.

Aveia

A aveia que consumimos aqui no Brasil é conhecida como aveia comum ou aveia branca. Ela possui o nome cientifico de Avena sativa e pertence a família Poaceae. No grupo dos alimentos, a aveia se caracteriza por ser um cereal, assim como o trigo, o centeio e a cevada.

Aveia e linhaça

Aveia e linhaça

A aveia possui fibras solúveis e insolúveis, com especial atenção a fibra solúvel beta-glucana, que possui ação cardio protetora em função de auxiliar na redução dos níveis de colestrol no sangue. A aveia possui uma proteína chamada avenina, as quantidades desta proteína presentes na aveia são interessantes em nível de proteína vegetal. A aveia pelo seu alto teor de fibras tem efeito saciogenico, o que auxilia na redução do consumo alimentar diário.

A aveia é rica em carboidratos, proteínas,  fibras e vitaminas, além de conter cálcio, magnésio, sílica e ferro. A presença das fibras ajuda no funcionamento do intestino, prevenindo o câncer de intestino. Por ser estimulante e relaxante ao mesmo tempo, o consumo da aveia é excelente no tratamento da depressão,  da ansiedade e da insônia.

A aveia também auxilia na redução do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue, e por isso evita as doenças cardíacas. Também, a aveia é rica em ingredientes importantes para a pele, como os ácidos avênicos A e B, ácido pantotênico, ácido salicílico, vitaminas B1 e B2 e beta-glucanos. Essas substâncias tornam a pele mais macia e suave, além  de aliviar as inflamações da pele.

São encontrados na aveia antioxidantes raros em outros alimentos, como os tocotrienois. O consumo diário da aveia ajuda na perda de peso, pois as fibras e proteínas aumentam a sensação de saciedade.

Está claro que tanto a aveia quanto a linhaça são importantes no combate à doenças e fundamentais para uma dieta balanceada. Por isso é difícil dizer qual dos dois alimentos é o melhor para a saúde. Isso vai depender das necessidades específicas de cada pessoa. Alguém que apresente um quadro depressão e/ou ansiedade pode optar pela aveia, enquanto uma mulher na menopausa deve escolher a linhaça.

No entanto, não é necessário escolher. É possível ficar com o melhor dos dois alimentos, combinando-os na nossa alimentação diária.

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1 comentário a “Qual Escolher, Linhaça ou Aveia?”

  1. Josilene oliveira:
    14 de janeiro de 2013 às 16:33

    A linhaça é muito poderosa mas já comprovei que ao usá-la as minhas dores da endometriose pioram. Não aconselho a quem tem endometriose utilizá-la.

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