Importância do Selênio Para a Saúde

Além de evitar o aparecimento de alguns tipos de câncer, o selênio:

  • fortalece o sistema imune, protegendo-nos de diversas doenças;
  • participa da formação do hormônios da tireoide;
  • protege o organismo da ação dos metais pesados;
  • melhora a circulação sanguínea;
  • reduz o risco de doenças do coração;
  • aumenta a fertilidade masculina.

Parceria com a vitamina E

Em nosso organismo, o selênio age juntamente com a vitamina E, sendo que um potencializa os efeitos do outro. A combinação dos dois nutrientes pode combater doenças hepáticas e aliviar problemas musculares. A ação antioxidante, como já foi dito, previne o aparecimento de alguns tipos de câncer, bem como os problemas cardiovasculares, a catarata e até mesmo os acidentes vasculares.

Quantidade recomendada

Segundo o Food and Nutrition Board, a indicação de selênio para garantir todos esses benefícios fica entre 55 e 70 mcg por dia para homens, mulheres e adolescentes com mais de 14 anos. A melhor maneira de obter o mineral é por meio da alimentação, mas, em alguns casos, o médico pode indicar a reposição do mineral por meio de cápsulas. Por isso o ideal é procurar um especialista para saber como estão os seus índices de selênio e quais alimentos podem ser usados.

Alimentos onde o selênio é encontrado

Os principais alimentos que servem de fonte de selênio são:

  • castanha do pará
  • frutos do mar
  • aves
  • carnes vermelhas
  • aveia
  • arroz integral
  • centeio
  • sementes de girassol

As quantidades de selênios presentes em alguns alimentos podem variar dependendo do tipo de solo onde eles foram cultivados, já que o mineral vem da terra.

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