Aveia Quaker

História

Muita gente pensa que o senhor de chapéu que aparece nas embalagens da Quaker foi o fundador da marca. Na verdade, o logotipo representa um quaker, grupo religioso que surgiu na Inglaterra no século 17. Os quakers se tornaram conhecidos por seus hábitos austeros e saudáveis e por isso a escolha do nome da marca de aveia e também do logotipo.

Aveia Quaker

Aveia Quaker

A marca foi registrada em 4 de setembro de 1877 e o único produto comercializado era a aveia em flocos. Já no final do século 19  a marca produzia também farinha de milho, farinha de aveia e até mesmo comida para bebês. Além disso, em 1891, a Quaker saiu na frete, colocando receitas nas embalagens de seus produtos, ensinando aos consumidores a melhor forma de comer aveia.

No início do século 20 a empresa passou a ser uma das maiores do Estados Unidos. Em 1929, com a “quebra” da bolsa de valores americana, a Quaker decidiu colocar em seus rótulos receitas do tradicional biscoito de aveia, um alimento barato e acessível às familias prejudicadas pela quebra da bolsa. Já na década de 1940 a empresa investiu nos benefícios da aveia, já que grande parte do trigo era exportado para a Europa, devido à 2ª Guerra Mundial.

A marca se instalou no Brasil em 1952 e instalou sua primeira fábrica em 1953, na cidade de Porto Alegre.

Na década 1970 a Quaker patrocinou o famoso filme A Fantástica Fábrica de Chocolates, conseguindo um grande retorno publicitário, além do direito de utilizar o nome “Wonka”, marca do chocolate mostrado no filme.

A Quaker hoje é propriedade da empresa PepsiCo, responsável também pelas marcas Toddy, Elma Chips, Gatorade, Pepsi Cola e Coqueiro. No Brasil a marca utiliza o slogan “Aveia Quaker. A semente do bem” e  é associada com produtos saudáveis e saborosos. Além da aveia são comercializados cereais matinais, barrinhas de cereal, cookies, mingaus, entre outros.

Os tipos de aveia

  • Aveia Sabores: chocolate, frutas vermelhas e mel.
  • Farinha de Aveia
  • Aveia Flocos Finos
  • Aveia flocos Regulares
  • Quaker Oat Bran

Categoria: Alimentação - Marcadores , , , , , , , , , , ,

4 Comentários a “Aveia Quaker”

  1. Elita:
    19 de abril de 2011 às 08:28

    Já uso aveia a muito tempo, hoje tenho 72 anos e já tive o prazer de fazer biscoitinhos de aveia, engrosso sopas com aveia,uso diariamente na vitamina que eu e meu marido(74,anos tomamos na merenda da tarde,uso aveia em bolinhas de carne moida com cenoura, cheiro-verde, tomate,e batatinha, acrescento um ovo pra dar liga e frito,meus netos e bisnetos adoram,aveia não pode faltar na nossa alimentação.

  2. luciane:
    19 de junho de 2013 às 16:38

    gostaria de saber se tem um regime q se faz com aveia

  3. Anna Margarita Bröchner Misfeldt:
    26 de maio de 2015 às 15:39

    Posso contar com muito orgulho que fui criada com Aveia Quarker. Meus pais chegaram em 1957 ao Brasil e o melhor cereal daquela época e de todos os tempos era Aveia Quarker.
    Lembro das latinhas que minha mãe comprava , até grande no café da manhã era nosso cereal. Acho que sou da época dos produtos saudáveis!!! Logo quando meus filhos nasceram tratei de dar mingau de aveia!

  4. ROBERTO ASSIS ANTUNES LOPES:
    15 de janeiro de 2021 às 14:31

    Qual a diferença entre a aveia flocos finos e aveia em flocos.

Comentar