Aveia ou tapioca, qual é melhor no café da manhã?

Você já deve ter ouvido falar que tanto a aveia, quanto a tapioca são excelente opções para enriquecer seu desjejum. Mas, mesmo sabendo que são alimentos saudáveis, talvez você tenha ficado na dúvida se é melhor comer uma tapioca no café da manhã ou uma panqueca de aveia?

São dois alimentos muito consumidos, mas você sabe qual é a diferença deles? Quais as vantagens e desvantagens? Quando optar pela aveia ou escolher a tapioca? OU seria melhor alternar os dois? Leia a matéria para ajudar a tirar esta dúvida cruel.

O que é Tapioca?

A tapioca é um produto feito a partir da mandioca (ou aipim na região sul), um tubérculo assim como a cenoura e a batata doce. Ela é feita a partir da fécula de mandioca e normalmente esta preparação é granulada. Tapioca tem origem indígena e a palavra vem da língua Tupi e significa é pão de casa (tapi = pão, oca = casa).

A tapioca é originária da região norte do Brasil, mas ganhou fama por não possuir glúten e se tornar um substituto para o pão de trigo em dietas de emagrecimento. O grande erro dessa dieta da moda, é não compreender que em termos de calorias o pão e a tapioca são muito parecidos, tendo como diferença principal o fato da tapioca não ter glúten e o pão a base de farinha de trigo possuir.

tapioca ou aveia

Tapioca ou Aveia? Qual mais saudável?

Em relação a perfil de nutrientes, a tapioca é rica em carboidratos, possui pouquíssimas fibras e vitaminas. Por este motivo que geralmente a tapioca não é consumida pura, mas sim com algum recheio nutritivo, como ovos ou queijo, por exemplo.

O que é Aveia?

A aveia é um tipo de cereal, assim como o trigo, o arroz e o milho. A aveia possui origem europeia e pode ser a do tipo comum ou a do tipo selvagem.

A aveia é rica em fibras solúveis, em especial a beta-glucana, e fibras insolúveis. Também possui boas quantidades de proteínas, vitaminas e minerais. Entre as vitaminas se destacam as do complexo B, e entre os minerais o magnésio e o manganês. Por possui diferentes nutrientes, a aveia é associada a proteção cardíaca e a melhora da função intestinal. Estudos demonstram que a aveia possui a propriedade de reduzir o colesterol e a glicose sanguínea.

A aveia pode se apresentar de diferentes formas, como a aveia em grãos, a farinha de aveia e o farelo de aveia. Cada forma de apresentação traz quantidades diferentes de nutrientes.

Qual é a melhor opção para o café da manhã, a Aveia ou a Tapioca?

Tudo depende. Em uma alimentação equilibrada e variada, naturalmente diferentes alimentos e nutrientes estão presentes, não havendo a necessidade de escolher nenhum alimento específico.

Porém, quando comparadas, a aveia e a tapioca, em relação a nutrientes e formas de apresentação, a aveia ganha muito mais destaque. É inegável que a aveia é muito superior em nível de nutrientes, possui muito mais fibras, vitaminas, minerais e aminoácidos. Desta forma, a aveia é um alimento mais completo do que a tapioca.

Mas você não precisa retirar a tapioca do seu café da manhã! Basta consumir a aveia também em em dias alternados, assim você terá diferentes alimentos, preparações e nutrientes no seu dia a dia.

Aproveite todos estes alimentos incríveis, saudáveis e muito saborosos.

Dica de ouro! Misture o farelo de aveia na sua tapioca quando for preparar, desta forma você não precisa escolher entre um ou outro!

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