Aveia e Triglicérides Alto

O José Carlos da Silva nos enviou uma pergunta bastante interessante sobre a relação entre o consumo da aveia e o aumento dos níveis de triglicérides:

Gostaria de saber se a aveia (farelo ou flocos) contribui para o aumento de triglicerídeos. Venho tomando aveia no meu café da manhã diariamente e, em meus exames recentes, os triglicerídeos aumentaram muito.

Como muitas pessoas podem ter a mesma dúvida do José Carlos, resolvemos escrever sobre o assunto. Será que comer aveia ajuda a aumentar o triglicérides? Para responder a esta pergunta, precisamos entender melhor o que são os triglicerídeos.

Triglicérides

Aveia para Baixar o Triglicérides

O que são os triglicerídeos

Os triglicerídeos são um tipo de gordura que pode ser produzida pelo próprio organismo ou ingerida por meio da alimentação. Essas gorduras são essenciais para a nossa saúde mas, quando os níveis no organismo estão altos, podem trazer prejuízos. Entre os problemas associados ao aumento dos triglicerídeos, podemos mencionar o colesterol alto, a obesidade e a hipertensão.

Os níveis de triglicérides não devem ultrapassar 200mg/dl para estar dentro dos limites aceitáveis. Para descobrir se o seu triglicérides está alto, é necessário fazer um exame de sangue específico, que detecta a presença dessas gorduras em nosso organismo. O ideal é buscar um acompanhamento médico e fazer exames com regularidade para evitar esse e outros problemas de saúde.

Como baixar os triglicérides

Quando as quantidades de triglicerídeos estão muito altas, é necessário tomar remédio para baixar esses níveis. Para tanto, um médico deve ser consultado. Mas na maior partes das vezes, é possível reduzir os níveis de triglicérides apenas com uma mudança nos hábitos.

A dica é evitar alimentos que possam aumentar os níveis da gordura, como: doces, frituras, massas, carnes gordas, refrigerantes, entre outros. Também é importante perder peso e praticar exercícios físicos com regularidade.

Uma alimentação balanceada é ótima para controlar o triglicérides. Por isso, médicos e nutricionistas recomendam a ingestão de frutas, verduras, peixes, cereais integrais, entre outros. É justamente aí que entra a aveia. Como podemos observar, o consumo de aveia e outros cereais é indicado para baixar o triglicérides, pois dificultam a absorção de gorduras pelo organismo.

Respondendo a pergunta

Retomando a pergunta do José Carlos, o consumo da aveia todos os dias não contribui para o aumento dos níveis de triglicérides. Pelo contrário, o cereal deve fazer parte de uma dieta balanceada para reduzir os triglicerídeos presentes no organismo. No entanto, é preciso respeitar as quantidades indicadas: 3 colheres (sopa) de aveia por dia. Também não devemos misturar o cereal com leite integral, açúcar ou mel, que podem aumentar a presença da gordura.

Marcadores: , , , , , , , , ,

12 Comentários a “Aveia e Triglicérides Alto”

  1. jose aparecido de oliveira:
    19 de junho de 2012 às 00:37

    ola eu consumo aveia todos os dias no café da manhã.fiz exames de sangue .deu umas taxas alteradas de açucar no sangue .sera que tem aver com o consumo de aveia…..eu tomo aveia com uma maça uma banana 3 colher de aveia e um copo de leite desnatado….ok

  2. Emília Silva:
    20 de junho de 2012 às 21:37

    José Aparecido, o consumo moderado de aveia não interfere diretamente nos níveis de açúcar no sangue. Converse com o seu médico para saber o que pode estar causando alterações no seu exame de sangue. Dica: reduza a quantidade de aveia para 1 colher pela manhã. Obrigada!

  3. selma:
    3 de setembro de 2012 às 14:26

    gostei muito do esclarecimento,porém gostaria de saber se tem um remedio natural para triglicérides alto.

  4. Emília Silva:
    8 de setembro de 2012 às 15:15

    Selma, como não somos especialistas no assunto, preferimos não fazer indicações de tratamento. Procure um médico ou especialista para conhecer as possibilidades de tratamento para o seu problema. Obrigada.

  5. breno morais de sousa:
    11 de novembro de 2012 às 19:54

    boa noite.meu trigliceres esta muito alto 416,gostaria de uma orientação se existe frutas ou verduras que ajudam a abaixar o nivel.

  6. Emília Silva:
    30 de novembro de 2012 às 21:36

    Breno, é importante que você procure um endocrinologista ou um nutricionista para receber uma orientação adequada. Em suas refeições, prefira os cereais integrais, as carnes magras, os vegetais verde escuros e as leguminosas. Evite as massas, doces, frituras e refrigerantes.

  7. Rozilani Kühl:
    8 de dezembro de 2012 às 17:24

    gostei muito da explicaçao sobre o triglicérides e a aveia. obrigado

  8. GEORGETE:
    23 de janeiro de 2013 às 13:57

    FOI DE EXCELENTE AJUDA, AS ORIENTAÇÕES QUE OBTIVE NESTA PAGINA SOBRE TRIGLICERIOS.
    MUITO AGRADECIDA.
    GEORGETE.

  9. rita de cassia:
    6 de janeiro de 2014 às 21:14

    foi de grande ajuda esta pagina
    agradecida
    rita

  10. rita de cassia:
    6 de janeiro de 2014 às 21:15

    gostei do esclarecimento

  11. Frederico:
    18 de janeiro de 2014 às 10:54

    Bom dia. Gostei das dicas. Parabéns pela divulgação. Gostaria de compartilhar os benefícios de uma dieta na minha vida. Em março de 2013, a taxa de triglicerídeos no meu sangue estava em 475. Foi um susto, mas não desesperei, até para evitar o fogo de palha no tratamento. Iniciei, imediatamente, uma mudança na alimentação, consumindo mais frutas e legumes, diminuindo (praticamente não consumo mais) açúcar e mel. Eu substitui o açúcar por banana bem madura. Por exemplo, faço o mingau de aveia (um pouco da grossa e um pouco da fina) com pouquíssimo leite desnatado e com banana amassada (cozinho tudo junto). Levo uma fruta (normalmente, maçã) para o meu trabalho para comer no meio da manhã e no meio da tarde. Iniciei as caminhadas regularmente (em torno de 40 a 50 minutos), todo dia. Em agosto de 2013, o resultado foi surpreendente. De 94 kg em março, hoje estou com 73 kg. Meus exames deram resultados ótimos em agosto. Refiz os exames em janeiro de 2014 e meu triglicérides aumentou um pouco (está em 200), mas a médica me esclareceu que foi do abuso de massas (não nego o sangue italiano) no Natal e Ano-novo. Agora, nada de abuso, retorno à dieta balanceada e dá-lhe caminhadas.

  12. Paulo Sá:
    5 de agosto de 2017 às 08:58

    Bom dia. Li as dúvidas e comentários. Muito bom o trabalho.
    Compartilhando minha experiência no assunto triglicérides, fui ao endocrinologista que me deu algumas explicações. No meu caso, ele não recomendou remédios, porque não havia necessidade. Bastava para mim uma rotina de exercícios físicos . Quero chamar a atenção de pessoas que preferem o remédio a praticar atividade física. Não existe remédio para esse caso, sem contra indicação sua reação adversa é muito violenta, podendo causar insuficiência renal e até mesmo pancreatite. O médico inclusive tem que monitorar o uso de tais medicamentos.
    E olha que o meu nível de triglicérides estava bastante alto, cerca de 500mg/dl. O médico comentou que infelismente tem pessoas que preferem arriscar suas vidas ingerindo tais medicamentos do que fazerem exercícios. Por tanto, a menos que a pessoa realmente necessite desses medicamentos, vamos praticar exercícios que faz muito bem.

Comentar