Tipos de Aveia

Como todos sabem, a aveia é um alimento muito saudável, rico em fibras e nutrientes essenciais para o nosso organismo. Encontramos no mercado alguns tipos de aveia, como: aveia em flocos, farelo de aveia e farinha de aveia. Mas na hora de comprar o cereal, poucas pessoas sabem a diferença entre os tipo de aveia mais comuns. Por isso, hoje explicaremos o que difere esses produtos.

A grande diferença entre os tipos de aveia está no processo de produção do cereal. Depois de colhidos, os grãos são processados de modo a facilitar o consumo da aveia. Dessa forma, dá-se origem à aveia em flocos, farelo e farinha de aveia. Para que você saiba qual escolher, mostraremos as principais características de cada um deles.

Tipos de Aveia

Conheça os diferentes tipos de aveia

Aveia em Flocos

Os flocos de aveia são produzidos através da prensagem dos grãos integrais. Por isso, grande parte dos nutrientes da aveia ficam preservados nesse processo. É comum encontrarmos dois tipos de aveia em flocos: em flocos finos e flocos regulares. No entanto, não existe uma diferença substancial entre esses produtos, senão o tamanho dos flocos prensados. No que diz respeito às fibras, a aveia em flocos contém uma grande concentração dessas substâncias.

Farelo de Aveia

O farelo de aveia é obtido principalmente da casca do grão. Por isso, entre os diferentes tipos de aveia, o farelo é o que contém mais fibras. O produto pode ser utilizado no preparo de pães, bolos e biscoitos ou incluído em sucos e vitaminas. É o tipo de aveia mais recomendado para quem quer emagrecer ou melhorar o trânsito intestinal, devido a alta concentração de fibras.

Farinha de Aveia

A farinha de aveia é produzida a partir da mais interna mais do grão. Isso faz com que a concentração de fibras nesse produto seja menor que a encontrada no farelo e na aveia em flocos. No entanto, a farinha também possui uma grande quantidade de nutrientes. Além disso, sua textura mais fina possibilita que seja utilizada em diversas receitas, podendo substituir a farinha de trigo em alguns casos.

O mais importante é incluir a aveia em sua alimentação, independente da forma utilizada. A dica é usar cada um dos tipos conforme a sua necessidade. E lembre-se: 3 colheres de aveia por dia é os suficiente para aproveitar todos os benefícios do cereal.

Tags: , , , , , ,

2 Responses to “Tipos de Aveia”

  1. ELAINE GAMA:
    18 de January de 2013 at 18:05

    Está escrito errado: Não é farelo de trigo, e sim farelo de aveia…
    Eu tbm confundo…rs

  2. admin:
    18 de January de 2013 at 21:02

    Obrigado, Elaine. Já corrigimos.

Comentar