Receita – Pão Integral

Na hora de escolher qual pão comer, é preciso ter em mente que um pão francês possui apenas carboidratos, enquanto um pão integral contém carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Em termos nutricionais, os alimentos integrais são muito mais completos. Por isso, devem fazer parte do cardápio para uma alimentação saudável e balanceada.

A dica de hoje é substituir o conhecido pão francês da padaria por um delicioso pão integral feito em casa. Além de ser mais nutritiva, essa receita é ótima para melhorar o funcionamento do intestino e acelerar o processo de emagrecimento. Veja como preparar o pão integral para aproveitar todos esses benefícios.

Pão Integral

Receita de Pão Integral

Ingredientes:

  • 400 ml de água morna
  • 25 g de fermento para pão
  • 100 ml de óleo
  • 1 colher (sobremesa) de sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 xícara (chá) de aveia
  • 1/2 xícara (chá) de gérmen de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de linhaça
  • 2 copos (250 ml) de farinha de trigo integral
  • Farinha de trigo até dar o ponto

Modo de Preparo:

Primeiramente, misture em uma vasilha grande o fermento e o açúcar. Depois acrescente os outros ingredientes, mexendo bem. Em uma superfície lisa (pia ou bancada) espalhe farinha e vire a massa. Sove bastante, até que ela fique bem unida e homogênea. Em seguida, deixa a massa descansar até que ela dobre de tamanho. Enrole os pães e coloque em uma forma de bolo inglês forrada com papel manteiga. Deixe descansar novamente por pelo menos 30 minutos. Leve ao forno preaquecido até que o pão fique assado e dourado.

Tags: , , , , , , , , , , , ,

5 Responses to “Receita – Pão Integral”

  1. Mário Lisboa:
    18 de April de 2012 at 19:15

    O pão integral engorda?

  2. chister:
    29 de April de 2012 at 23:27

    Mário, apesar de ser mais calórico que o pão comum, o pão integral pode auxiliar no emagrecimento, pois contém fibras, que aumentam a sensação de saciedade. Além disso, o pão integral possui uma quantidade de nutrientes bem maior que a do pão francês. Por isso, seu consumo é mais recomendado por nutricionistas.

  3. Luciane:
    15 de May de 2012 at 16:44

    Adorei esta receita, vou tentar fazer em casa.É desse tipo de receitas que precisamos para ter uma boa alimentação seguido de qualidade de vida.
    Obrigada.

  4. Vera Lucia Nunes Silva:
    27 de May de 2012 at 21:12

    Adorei esta receita passarei para mimha irmã que é diabetica, tambem gostaria de uma receita de pão integral na forma de pão frances.Obrigada.Aguardo esta receita.

  5. Emília Silva:
    7 de June de 2012 at 11:47

    Vera Lúcia, agradecemos a sugestão. Em breve postaremos uma receita de pão de forma integral.

Comentar