Para que serve a granola? Emagrece ou é rica em calorias?

Uma parte considerável da granola é composta pela nossa estrela, a aveia. Por isso, é bom conhecer um pouco mais sobre os benefícios desse cereal controverso. Será que a granola é benéfica para organismo? Se eu comer muito vou engordar? Tire essas e outras dúvidas!

Se tem aveia na granola, você já deve estar imaginando que ela é um alimento saudável, não é mesmo? Esse pensamento está corretíssimo. A granola é fonte de muitas fibras, porque grande parte dos seus ingredientes são cereais. Além disso, ela também tem frutas secas, sementes e outros ingredientes que podem trazer benefícios para o funcionamento do organismo.

O grande problema da granola, por outro lado, é o açúcar. Dependendo da quantidade, o teor de açúcar pode ser muito alto. O ideal é que a quantidade seja pequena – a dica é ver quais são os ingredientes que aparecem primeiro na lista de componentes, pois eles são ordenados por quantidade. O açúcar mascavo é menos prejudicial, mas se você quer perder peso ou tem diabetes, o melhor é consumir a granola sem açúcar.

Calorias da Granola

Olhando para as calorias, você pode ficar um pouco assustado. O teor calórico da granola pode ser alto quando comparado com outros alimentos naturais. Em média, 3 colheres de sopa têm 150 kcal, mas essa quantidade pode dobrar dependendo dos ingredientes usados e, claro, do açúcar.

Isso não significa, no entanto, que você precisa evitar o consumo da granola. O segredo está na moderação. As 3 colheres são suficientes para que você aproveite os benefícios sem ganhar peso. Se a ideia é emagrecer, lembre-se da dica do açúcar e coma a granola juntamente com uma dieta balanceada.

Granola Emagrece?

A granola pode sim ajudar no emagrecimento, desde que você a consuma sem exageros. Para que vocês tenham uma noção, vou compartilhar a história do meu pai. Ele é diabético e, por isso, recebeu a indicação de comer muitas fibras diariamente. A médica recomendou o uso de 2 colheres (sopa) de granola sem açúcar todos os dias. Nos meses em que ele seguiu essa recomendação, percebeu que perdeu peso e que os níveis de glicose se mantinham mais baixos.

E não é só para os diabéticos que essa questão da glicose é importante. Quando o organismo tem elevações muito rápidas nos níveis de açúcar, ocorre o acúmulo de gordura. As fibras dificultam a ocorrência dos picos de glicose e, por isso, ajudam no emagrecimento. Além disso, as fibras da granola, que são tanto do tipo solúvel quanto insolúvel, melhoram o funcionamento do intestino e diminuem a fome.

Tags: , , , , ,

Comentar