Papinha de Aveia com Frutas Para Bebês

A alimentação dos bebês é coisa séria. Todos os pediatras são unânimes em indicar somente o leite materno até os 6 meses de idade, a não ser que a mãe não tenha leite. A partir dessa idade, é possível começar a dar outros alimentos (sem deixar de dar o leite materno).

As papinhas geralmente são as primeiras comidas do bebê, pois contam com os nutrientes necessários e tem a consistência exata para os pequenos que ainda não têm dentes. Por isso, é fundamental que elas sejam preparadas com ingredientes saudáveis e nutritivos.

É preciso pensar que o paladar da criança começa a ser educado nos primeiros meses de vida. Assim, introduzir frutas e verduras nesse momento pode ser o diferencial na boa alimentação do filho quando maior.

A aveia é um ótimo alimento para os bebês, porque é rico em fibras e minerais, além de conter vitaminas e ser fonte de carboidratos. No preparo das papinhas, a aveia ajuda a dar consistência sem interferir muito do sabor dos outros alimentos que serão utilizados.

Para saber sobre o assunto, sugerimos que você leia o artigo “Aveia na Alimentação de Bebês“. E para ajudar os pais de primeira viagem, preparamos uma receita de papinha com aveia. Não deixe de conferir também a Sopinha de Aveia e Legumes.

Papinha de Aveia

Papinha de Aveia

Papinha de Aveia Com Frutas

Combinar aveia com frutas é uma ótima opção para bebês na transição do leite para outros alimentos. Para fazer a papinha, você vai precisar de:

  • 1 pera
  • 3 colheres (sopa) de aveia em flocos
  • 120 ml de água filtrada

A fruta deve ser picada em pedacinhos pequenos para desaparecer durante o cozimento. Coloque os três ingredientes em uma panela pequena e leve ao fogo. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e siga mexendo até que o mingau esteja cozido (soltando do fundo da panela).

Dicas de Preparo

A pera pode ser substituída por outras frutas. Se for usar maga, coloque meia fruta picadinha. Também é possível usar uma banana cortada em rodelas ou quatro morangos em cubinhos. Você pode variar na fruta utilizada ou usar mais de uma no preparo, conforme a preferência do bebê.

Se a papinha for oferecida a crianças bem pequenas, é preciso processá-la com um mixer para ficar mais molinha. Já para as crianças maiores, basta esperar esfriar e servir com os pedacinhos de frutas e  aveia inteira.

Você pode acrescentar o leite materno ou leite de fórmula para bebês em fase de transição. Nesse caso, faça o mingau mais grosso, com metade da água indicada na receita. Depois vá acrescentando o leite aos poucos até chegar na consistência desejada.

Tags: , , , , , , ,

Comentar