Papa de Aveia

A aveia é rica em proteínas e fibras. Por isso, o consumo do cereal é altamente recomendado para pessoas que fazem atividades físicas frequentes e querem ganhar massa muscular. A ingestão regular de aveia também é aconselhada para quem deseja perder peso. Apesar de ser um alimento calórico, as fibras da aveia aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que comamos menos ao longo do dia.

Por esses motivos, muito dietas sugerem o consumo da papa de aveia do café da manhã ou lanche da tarde. Para quem pratica exercícios físicos, o ideal é ingerir a papa de aveia antes da atividade esportiva. Pesquisadores americanos comprovaram que pessoas que consomem a aveia antes de se exercitar se sentem mais bem dispostos e rendem mais que aqueles que se alimentam de outros cereais. Isso acontece porque a aveia libera glicose para os músculos lentamente, garantindo mais energia durante a atividade física.

Para quem não conhece a papa de aveia, a receita consiste basicamente em misturar o cereal com leite. Para deixar a mistura mais saborosa, algumas pessoas acrescentam mel, canela, frutas frescas ou secas. No caso das dietas, é melhor utilizar leite desnatado e adoçante culinário durante o preparo. Para tanto, misture 2 colheres de sopa da aveia em flocos com 1/2 copo de leite magro e adoce com o adoçante de acordo com seu paladar. A papa deve ser consumida pela manhã e pode ser acompanhada com frutas.

Se você se interessou pela papa de aveia, veja como preparar a receita.

Ingredientes

Papa de Aveia

Papa de Aveia

  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 3 xícaras de leite desnatado
  • 1 pitada de sal
  • raspas de 1 limão
  • adoçante culinário a gosto

Modo de preparo

Em um panela, coloque o o leite, as cascas de limão e a pitada de sal. Em seguida, acrescente a aveia em flocos e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos. Após esse tempo, retire do fogo e adoce à vontade.

Dicas

  • O leite desnatado pode ser substituído por leite de soja;
  • O uso do adoçante é ideal para dietas de emagrecimento. Se não é o seu caso, use geleia, frutose, mel ou açúcar mascavo para adoçar;
  • Para dar mais sabor, acrescente um pau de canela e/ou cravo-da-índia no leite para cozinhar;
  • Na hora de servir, polvilhe canela em pó sobre a papa.

Tags: , , , , , , ,

2 Responses to “Papa de Aveia”

  1. Alexandre:
    30 de October de 2011 at 20:49

    Ha bastante tempo meu cafe da manha tem sido banana com aveia ou entao papa de aveia, e concordo plenamente com o que esta escrito neste post: embora a aveia seja calorica, sinto menos fome e estou conseguindo perder peso. Alem disso, se bem preparada, a papa fica extremamente saborosa!

  2. Carina:
    27 de February de 2014 at 14:23

    É possível fazer a papa na véspera à noite para ser consumida no dia seguinte de manhã?

Comentar