Outras Farinhas: Trigo, Milho, Mandioca, Centeio, Cevada e Arroz

Como já foi dito aqui, a farinha de aveia tem muitos benefícios para o organismo. É muito rica em fibras solúveis e contém alto teor de beta-glucana, que auxilia na diminuição dos níveis de colesterol no sangue. Pode ser usada de várias formas, como em tortas, bolos e mingaus, mas também pode ser adicionada a iogurtes, frutas e saladas.

Mas existem outras farinhas, com diferentes formas de uso e diferentes benefícios para o corpo. Veja alguns tipos de farinha que fazem parte da culinária brasileira.

Farinha de Trigo

É o tipo mais usado na fabricação de pães, roscas, bolos e massas em geral, pois contém glúten, uma proteína que torna a massa mais elástica. É muito usada também para envolver peixes antes da fritura. Eles ficam mais firmes e ainda ficam com uma fina crosta.

Farinha de Milho

Preserva boa parte dos nutrientes do milho, como as fibras, que ajudam a eliminar toxinas do organismo e manter o colesterol em níveis bons. O consumo é liberado para quem tem doença celíaca (intolerância a glúten), pois esta farinha não contém esta proteína.

farinha

Saiba um pouco mais sobre cada tipo de farinha

Farinha de Centeio

Contém menos glúten que a farinha de trigo. É muito comum em salgadinhos e torradas por ter um sabor especial. Os pães feitos com farinha de centeio são mais escuros.

Farinha de Cevada

A cevada contém fibras que ajudam a regularizar o intestino, diminuir o nível de colesterol e equilibrar a glicemia. Pode substituir a farinha de trigo em quase todas as receitas, ou pode ser misturada a ela.

Farinha de Arroz

Preserva todas as características nutricionais do arroz branco. Não contém glúten e auxilia na prevenção de doenças do aparelho digestivo. Pode ser consumida em forma de mingau, incrementado com especiarias. Também é muito usada em doces e molhos.

Farinha de Mandioca

Muito consumida pelos brasileiros, está presente em diversos Estados. Muitos pratos típicos, de regiões diferentes, levam esta farinha na receita. Pode ser usada para empanar bifes, além de ser a farinha mais usada para fazer farofas.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Comentar