Os Benefícios da Semente de Chia

Hoje deixaremos a aveia um pouco de lado para falar de outra alimento poderoso: a chia. Ela é originária do México e da Colômbia, onde o consumo pelos nativos já ocorre há vários séculos. Nos últimos anoa, porém, a sementinha atraiu a atenção de pesquisadores do mundo inteiro, por causa de suas possíveis propriedades nutricionais. Hoje se sabe que a chia contém boas quantidades de proteínas, fibras, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B e diferentes tipos de minerais. Por essa razão, o alimento é considerado como funcional, ou seja, capaz de prevenir e combater problemas de saúde.

Chia

Chia

Para Que Serve?

Devido a todas essas substâncias vitais, a chia traz vários benefícios para  o corpo humano. Primeiramente, chama a atenção o fato da semente ter função anti-inflamatória. O segredo está na presença do ômega 3, que combate inflamações. Ela também auxilia no controle do diabetes e do colesterol, melhora o trânsito intestinal, regula a pressão arterial e fortalece os músculos. Os ácidos graxos também atuam no sistema nervoso, contribuindo as funções cerebrais. Assim, o consumo da chia estimula a memória, reduz a ansiedade e combate a depressão.

Chia Emagrece?

Outro benefício apontado pelos estudos é o potencial emagrecedor da chia. Assim como no caso da aveia, esse efeito se deve às fibras solúveis, que aumentam a sensação de saciedade e tornam a digestão mais lenta. Quando você mastiga as sementes, sente que começa a ficar gelatinosa ainda na boca. Esse gel, durante o processo de digestão, se cola às moléculas de gordura e açúcar, dificultando que elas sejam absorvidas no intestino. Por isso, quem quer perder peso obtém bons resultados incluindo a semente no cardápio diário.

Tags: , , , , , , ,

Comentar