O Farelo de Aveia É Realmente Necessário na Dieta Dukan?

Quem já deu pelo menos uma olhada nas recomendações da Dieta Dukan sabe que o farelo de aveia é um alimento obrigatório. Ele está presente em todas as fases da dieta, até mesmo na estabilização. Muita gente, no entanto, acaba se questionando sobre a real necessidade do consumo do farelo. Será que ele ajuda no emagrecimento? Qual é a função do farelo de aveia na dieta?

O farelo de aveia é feito a partir da casca do grão de aveia. Por isso ele contém alto teor de fibras, mas não muitos carboidratos. A Dieta Dukan é do tipo low-carb, ou seja, o consumo de carboidratos é bem baixo. Justamente por isso, o farelo de aveia é recomendado.

Para Que Serve o Farelo de Aveia?

O farelo de aveia vai desempenhar funções importantes no processo de emagrecimento. Primeiramente, ele é responsável pela sensação maior de saciedade. Por conter muitas fibras, ele forma uma substância gelatinosa no estômago que torna a digestão mais lenta. Isso diminui a fome, o que ajuda bastante numa dieta restritiva.

Outro ponto importante é a redução na absorção de gorduras. A Dieta Dukan também é pobre em gorduras de todos os tipos. Consumindo diariamente o farelo de trigo, você conseguirá eliminar parte da gordura contida nas carnes, por exemplo, o que facilita o emagrecimento.

Por fim, o farelo vai estimular o funcionamento do intestino. Com o cardápio criado por Pierre Dukan, é comum que as pessoas sintam um pouco de prisão de ventre. O farelo oferece as fibras necessárias para a formação do bolo fecal, melhorando o trânsito intestinal.

Farelo de Aveia

Farelo de Aveia


Importante: muita gente acha que não tem problema usar outros tipos de aveia, como a em flocos, ou a farinha. Porém, o farelo é a melhor opção devido ao alto teor de fibras. Os flocos e a farinha têm mais carboidratos.

Quanto Consumir?

O consumo do farelo de aveia depende da fase em que você se encontra da Dieta Dukan. Veja:

  • Fase Ataque: 1 e 1/2 colher (sopa) por dia
  • Fase Cruzeiro: 2 colheres (sopa) por dia
  • Fase Consolidação: 2 e 1/2 colheres (sopa) por dia
  • Fase Estabilização: 3 colheres (sopa)por dia pelo resto da vida

Receita de Bolo Dukan Com Farelo de Aveia

Se você está seguindo a dieta, uma ótima receita para o dia-a-dia é o bolo dukan. Os ingredientes necessários são:

  • 4 colheres (sopa) de farelo de aveia
  • 2 colheres (sopa) de farelo de trigo
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
  • 2 colheres (sopa) de adoçante para forno e fogão
  • 3 ovos inteiros
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Misture bem todos os ingredientes e coloque em uma forma untada com o mínimo de margarina light e farelo de trigo. Leve ao forno preaquecido até a massa corar.

Tags: , , , , , , , , , ,

Comentar