Nutrientes da Aveia

Comer aveia todos os dias é uma excelente forma de ingerir os principais nutrientes necessários para o bom  funcionamento de nosso organismo. O cereal contém altos teores de proteínas e carboidratos, além de possuir vitaminas, sais minerais e fibras. Veja quais são os principais nutrientes encontrados na aveia e que benefícios eles trazem para a nossa saúde.

Aveia

A aveia é um ceral rico em diverso nutrientes

Nutrientes da Aveia

Os principais nutrientes encontrados na aveia são:

  • fibras solúveis e insolúveis;
  • proteínas
  • ferro;
  • magnésio
  • fósforo
  • zinco
  • manganês;
  • vitamina E, B1 e B5;
  • carboidratos.

Fibras Solúveis

As fibras solúveis da aveia, também conhecidas com beta-glucanas, são responsáveis por grande parte dos benefícios proporcionados pelo cereal. Elas contribuem para o bom funcionamento do intestino, combatendo a constipação e outras doenças relacionadas. Além disso, ajudam a controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Assim, as fibras solúveis auxiliam na prevenção do colesterol alto e diabetes, bem como promovem o emagrecimento.

Carboidratos

Os carboidratos são importantíssimos para a nossa saúde, pois são responsáveis por dar energia ao corpo. Podemos dizer que essa substância funciona como um combustível para o funcionamento do nosso organismo. No entanto, muitas pessoas se preocupam com o consumo do carboidrato, pois se for ingerido em excesso, ele se acumula na forma de gordura. Ainda assim, não se deve abrir mão dos alimentos enérgicos, ou seja, ricos em carboidratos, mas apenas regular as quantidades consumidas.

Proteínas

Cerca de 20% da aveia é composta por proteínas. Por isso, se comparada a outros cereais, ela possui um dos mais altos teores desse nutriente. Em nosso organismo, as proteínas atuam na formação dos músculos, sendo fundamentais para o bom funcionamento de todos os órgãos. Além disso, elas também constituem os hormônios, responsáveis por regular diversão funções, e defendem o nosso corpo de doenças e agentes agressores.

Vitaminas

A vitamina E, encontrada na aveia, possui função antioxidante, retardando o envelhecimento celular. Por sua vez, a vitamina B1 contribui para a formação do sangue, enquanto a vitamina B5 reduz o estresse e ajuda na formação de anticorpos. Assim, ajudam na prevenção de doenças e melhoram o funcionamento do organismo como um todo.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comentar