Mingau de Aveia

Nossas avós já sabiam: o mingau de aveia é um forma deliciosa e nutritiva de matar a fome. O mingau possui proteínas, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, ácidos graxos e potássio. Além disso, a mistura traz sensação de saciedade. As fibras solúveis contidas na aveia se expandem no estômago e depois são transformadas numa espécie de gel resistente à digestão, fazendo com que você se sinta alimentado por mais tempo.

Quem consome o mingau com frequência, também se beneficia com as propriedades da aveia: redução dos níveis de colesterol no sangue, melhora no funcionamento do intestino, controle da pressão arterial, entre outros.

Mingau de Aveia

Mingau de Aveia

No entanto, é preciso lembrar que o mingau de aveia pode ser um vilão para quem quer emagrecer. Dependendo da forma como é preparado, o mingau pode possuir mais de 200 calorias, uma quantidade considerável, se levarmos em consideração uma dieta de 2000 calorias diárias.

Mas não é preciso abrir mão do alimento para emagrecer. Se combinado com uma alimentação equilibrada e consumido em pequenas quantidades, o mingau pode até mesmo contribuir para o emagrecimento, uma vez que é rico em nutrientes e diminui a fome ao longo do dia.

Outra dica interessante é preparar o mingau com menos açúcar e leite desnatado. Assim, é possível reduzir a quantidade de calorias ingeridas.

A forma de preparo do mingau varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas acrescentam baunilha, para deixar o alimento mais saboroso, outras preferem adoçar a mistura com mel. Também é possível adicionar frutas, canela, manteiga ou optar pela receita simples, apenas com leite e açúcar. O importante é adicionar a aveia em sua alimentação e aproveitar todas as vantagens dessa alimento para sua saúde.

Tags: , , , ,

5 Responses to “Mingau de Aveia”

  1. Rubens Marques Says:
    29 de July de 2012 at 19:40

    Consumo bastante aveia, todas as noite, com banana , maçã e leite desnatado gelado,sem açúcar.
    O problema é que cada vez parece que aumento as quantidades, e isso está me engordando.Talves seria bem melhor optar pelo mingau..

    Abraços

  2. Emília Silva Says:
    2 de August de 2012 at 21:38

    Rubens, talvez seja melhor consumir a aveia pelas manhãs e seguir a indicação dos nutricionistas: 3 colheres por dia. Obrigada.

  3. manoel Says:
    24 de September de 2012 at 05:41

    falam q o magnezio impede a absorção do calcio.e a aveia contem mais magnezio.tem q comer só uma colher por vez

  4. Letícia Caroline Says:
    3 de February de 2013 at 20:08

    Eu tomo a noite invés do jantar,colo de duas a três colheres de sopa e 250 de leite desnatado e não colo açúcar nem adoçante.
    estaria correta,para a ultima refeição do dia?
    antes de dormir se sinto fome como algo leve como ceia,como melão,ou melancia ou uma maçã.. por serem diuréticos?
    Amendoim quando tem tbm eu é uma das minhas opições antes de dormir.

  5. Aveia Says:
    6 de February de 2013 at 19:05

    Letícia, a alimentação correta para cada indivíduo depende de vários fatores. O melhor para entender e avaliar seus hábitos alimentares é consultar um nutricionista que, conhecendo sua saúde como um todo, pode lhe ajudar precisamente.

Leave a Reply