Mingau de Aveia Com Leite de Amêndoas

Que tal incrementar o tradicional mingau de aveia para deixá-lo mais saboroso e saudável? Para começar, você vai usar o leite de amêndoas, que pode ser feito em casa, não tem lactose e é cheio de benefícios para a saúde. O coco ralado e as castanhas acrescentam à receita óleos do bem, que ajudam a regular os índices de colesterol no sangue, além de trazerem outros benefícios para a saúde.

Em vez de açúcar, o mingau é adoçado com mel ou melaço, que possuem mais nutrientes e ajudam na manutenção das funções do organismo. Para finalizar, temos a aveia, que é rica em fibras solúveis, combate o mau colesterol, contribui para o emagrecimento e muito mais. A receita é da apresentadora Bela Gil, que todos sabem, é especialista em culinária saudável.

Vale a pena experimentar!

Mingau de Aveia da Bela Gil

Mingau de Aveia da Bela Gil

Ingredientes

  • 1 copo de aveia em flocos
  • 3 copos de leite de amêndoas (receita ao final)
  • 1 copo de água
  • 1/2 copo de coco ralado
  • 1/3 copo de castanha picada
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de cravo em pó
  • 2 paus de canela
  • 1 colher (sopa) de mel ou melado de cana (opcional)

Modo de Preparo

Para fazer o mingau, junte em uma panela a aveia, o cravo e a canela com a água e o leite de amêndoas. Quando começar a ferver, coloque a pitada de sal, abaixe o fogo e mantenha o cozimento por 15 minutos. Enquanto isso, vá mexendo o mingau com uma colher de pau para evitar que grude tudo no fundo.

Depois desse tempo, desligue e acrescente o coco e as castanhas picadas. Como o leite de amêndoas já é levemente adoçado, você pode comer o mingau puro ou acrescentar mel ou melado para adoçar ao final. Sirva decorado com canela em pó e castanhas picadas para ficar mais bonito e saudável.

Receita do Leite de Amêndoas

Para fazer o leite de amêndoas você vai precisar de 1 copo bem cheio de amêndoas e mais ou menos 4 copos copos de água filtrada. A quantidade de água vai depender do seu gosto. Se quiser o leite mais grossinho, coloque menos água ou se quiser mais ralo, coloque mais água. Depois da primeira vez você vai conseguir ajustar as quantidades do jeito que gostar mais. As amêndoas devem ser deixadas de molho em água de um dia para o outro.

Depois escorra a água do molho, retire a película que ficou em volta das amêndoas e bata no liquidificador com a água indicada na receita. Coe com um pano bem fininho e guarde na geladeira por até 3 dias.

 

Tags: , , , , , , , ,

Comentar