A importância das fibras

A aveia é uma limento bastante recomendado por causa de suas propriedades terapêuticas. Entre os componentes mais importantes da aveia estão as fibras, que são essenciais para que o nosso organismo funcione bem. É interessante observar que as fibras não são digeridas pelo corpo humano, mas ainda assim trazem muitos benefícios quando são ingeridas.

Por que comer fibras? 

Importância das fibras na alimentação

Importância das fibras na alimentação

Uma alimentação rica em fibras é fundamental. Primeiramente, as fibras ajudam no bom funcionamento do intestino. Isso acontece porque elas aumentam o volume a umidade do bolo fecal, fazendo com o organismo tenha mais facilidade para evacuar o que sobrou dos alimentos. Assim, quem sofre com a prisão de ventre deve seguir uma dieta rica em fibras, com frutas, verduras e cerais. Além disso, o consumo desses alimentos ajuda a reduzir o risco de doenças como a diverticulite e o câncer de intestino.

Vejamos outros benefícios de uma alimentação rica em fibras:

  • Os alimentos fibrosos estimulam a mastigação, contribuindo para a produção de saliva e suco gástrico;
  • As fibras aumentam a sensação de saciedade;
  • Melhoram a digestão e funcionamento do intestino;
  • Dificultam a absorção de gorduras e açúcar;
  • Reduzem os riscos de doenças cardiovasculares.

As fibras da aveia

Hoje se sabe que as fibras se dividem em dois tipos: as solúveis e as insolúveis. No caso da aveia, podemos encontrar ambos os tipos de fibras, o que torna esse alimento ainda mais benéfico para a saúde.

Fibras solúveis:

Em nosso estômago as fibras solúveis viram uma espécie de gel, que funciona como quelante para as substâncias tóxicas. Dito de outro modo, esse gel se gruda em outras substâncias prejudiciais, transportando-as para fora do organismo sem que sejam absorvidas. Por isso, o consumo de fibras solúveis ajuda a reduzir a absorção de açúcar e gordura, regulando os níveis dessas substâncias no organismo.

Fibras insolúveis:

O grande benefício das fibras insolúveis é a aceleração do trânsito intestinal. Esse tipo de fibra absorve muita água e, por isso, facilitam a eliminação do bolo fecal. Desse modo, a ingestão de fibras insolúveis deve ser acompanhada de bastante água, para que não haja um ressecamento do intestino.

Recomendações

A ingestão de fibras por dia deve ser de 25 a 30 gramas. Para você ter uma noção, uma porção com 40 gramas de aveia em flocos tem cerca de 2,8 gramas de fibras, um prato de brócolis tem 8 gramas de fibras e 1 fatia de abacaxi possui cerca de 3,6 gramas de fibras. Essa quantidade não deve ser ultrapassada, pois as fibras dificultam a absorção de outros nutrientes e aumentam o volume do estômago.

Tags: , , , , , ,

2 Responses to “A importância das fibras”

  1. otávio:
    5 de December de 2011 at 15:24

    Como é o nome do dono(a) desse blog ou autor(a) do artigo.. preciso por no meu trabalho como referencial teórico.

  2. enternauta:
    8 de December de 2011 at 20:54

    Você pode simplesmente citar a fonte como sendo o blog. Essa é a norma acadêmica.

Comentar