Importância dos Cereais Integrais

Os cereais integrais são aqueles que não passaram pelo processo de refinação. Isso quer dizer que eles mantêm a casca, garantindo, assim, um maior teor de fibras e outros nutrientes importantes. A aveia é um dos principais alimentos dessa categoria, bem como o milho, o arroz, o centeio e a cevada. Estudos mostram que eles podem prevenir doenças, combater a obesidade e ainda melhorar o funcionamento do intestino. Por tudo isso, a tendência é que os cereais integrais sejam cada vez mais recomendados pelos especialistas.

Cereais Integrais

Cereais integrais: amigos da saúde

Benefícios dos Alimentos Integrais

As razões para aderir aos cereais integrais são inúmeras:

  • Combate a prisão de ventre, devido ao grande teor de fibras alimentares;
  • São ricos em vitaminas do complexo B e, por isso, fortalecem o sistema nervoso;
  • São fonte de zinco, magnésio e fósforo, que fortalecem o sistema imunológico e contribuem para a formação óssea;
  • Contêm substâncias antioxidantes, como a vitamina E, que previne alguns tipos de câncer e retarda o envelhecimento das células.

Para Acabar com a Barriga

Além de todos esses benefícios, um estudo realizado pela Universidade do Estado da Pensilvânia, os Estados Unidos, mostrou que o consumo de cereais integrais também ajuda a reduzir a gordura abdominal. De acordo com os pesquisadores, quem consome os cereais regularmente conta com uma substância chamada adiponectina, que faz as células gordurosas da barriga murcharem. Este é um ponto muito positivo, pois esse tipo de gordura está associado a diversas doenças, como o aumento do colesterol e problemas de coração.

Cereais Integrais e a Alimentação

Segundo os nutricionistas, é importante comer 3 porções de cereais integrais diariamente. Essa quantidade é suficiente para garantira absorção de todos os nutrientes. Vale lembrar que a ingestão de fibras eve ser acompanhada de boas quantidades de água, para facilitar o funcionamento do intestino. Um dica é usar a criatividade para incluir os cereais integrais na alimentação. Eles podem ser utilizados no preparo de pães, bolos, biscoitos, sucos, vitaminas, pratos salgados, saladas e muitos outras receitas.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Comentar