Granola

A granola é um cereal matinal conhecido por seu potencial nutritivo e por melhorar o funcionamento do intestino. É um alimento bastante saboroso, saudável e versátil,  que pode ser misturado com leite, açaí, iogurte ou frutas, de acordo com a preferência de quem consome.

A granola foi criada em 1870, pelo médico sanitarista e defensor do vegetarianismo Harvey Kellogg – o mesmo que inventou o Corn Flakes. Mas a granola só caiu no gosto das pessoas anos depois, com o movimento hippie, que passou a destacar as propriedades nutricionais da mistura de grãos.

Desde a criação, a receita mudou muito, mas normalmente leva cereais torrados, mel ou açúcar mascavo, frutas e castanhas. Essa combinação possui fibras solúveis e insolúveis, vitaminas, minerais e ácidos graxos, fundamentais para a saúde e funcionamento do corpo humano.

Benefícios da Granola

Granola

Benefícios do Cereal

Esses componentes ajudam no processo de digestão e atuam na flora bacteriana. Por regular o intestino, o consumo da granola melhora o aspecto da pele, além de melhorar a saúde e disposição do indivíduo. As fibras solúveis, presentes principalmente na aveia, servem de alimento para os micro-organismos da flora intestinal, trazendo benefícios à saúde. Esse micro-organismos são responsáveis pela produção de vitaminas do complexo B e podem evitar doenças no aparelho digestivo. Existe ainda a presença de minerais com ação antioxidante, como o selênio e o zinco, que previnem o envelhecimento das células.

Cuidados

No entanto, o consumo de granola não é recomendado para quem deseja perder peso, pois o alimento é muito calórico. Uma xícara com 100 gramas possui em média 450 calorias. Os diabéticos também devem evitar a granola, a não ser que o rótulo informe a ausência de açúcar. Também é importante lembrar que, por ser rica em fibras, o consumo da granola deve ser acompanhado da ingestão de água ao longo do dia, para que o bolo alimentar não se resseque, o que dificulta a digestão.

Como consumir

Como dissemos antes, a granola é um alimento versátil, que pode ser combinado com o que você preferir. A quantidade de granola recomendada é de 2 colheres de sopa por dia, em uma dieta de 2.500 calorias diárias. Mas não basta incluir o cereal em sua vida para obter benefícios à saúde. É preciso combinar o consumo de granola com uma alimentação saudável pra conseguir benefícios aparentes. Lembre-se que nenhum alimento substitui uma dieta completa e equilibrada.

Tags: , , , , , , , , , ,

Comentar