Farelo de Trigo

Hoje deixaremos de falar da aveia para tratar de um outro alimento: o farelo de trigo. Durante a fabricação da farinha, as cascas do trigo são separadas do grão, dando origem ao farelo. Até bem pouco tempo, esse resíduo era dispensado ou destinado a alimentação animal. No entanto, estudos científicos comprovam que o farelo do trigo é parte do alimento que contém mais fibras. Por isso, os nutricionistas e outros profissionais da área de saúde recomendam o consumo do farelo, principalmente àquelas pessoas que desejam perder peso.

Farelo de Trigo

Farelo de Trigo

Propriedades do Farelo de Trigo

As propriedades do farelo de trigo estão relacionadas a alta concentração de fibras no alimento. Até a década de 1970, as fibras eram vistas como desnecessárias para a nossa alimentação, uma vez que não são absorvidas durante o processo de digestão. Mas os avanços nas pesquisas sobre a alimentação saudável mostraram que as fibras eram sim muito importantes para o bom funcionamento do corpo humano.

Quando as fibras são ingeridas com outros alimentos, ela colaboram para o bom funcionamento do intestino, pois auxiliam na formação do bolo fecal. Dessa forma, elas combatem a prisão de ventre e o surgimento de doenças relacionadas ao intestino. Outro ponto que deve ser destacado sobre as fibras é que elas dificultam a absorção de gorduras e açúcares durante o processo de digestão. Assim, o consumo de alimentos como o farelo de trigo reduz os riscos de doenças cardiovasculares e diabetes, além de facilitar o emagrecimento.

Consumo do Farelo de Trigo

Os nutricionistas recomendam que se consuma até 3 colheres (sopa) do farelo de trigo ao longo do dia. O ideal é misturar o produto a outros alimentos, como sucos, vitaminas, leite e iogurte. Ele também pode ser consumido com frutas ou utilizado no preparo de pães, biscoitos e bolos. O mais importante é combinar a ingestão do farelo com bastante água, para evitar que as fibras ressequem o bolo fecal.

E para quem quer perder peso, a dica é seguir uma dieta balanceada, com poucas calorias, alimentos gordurosos e açúcar. Se combinado com uma alimentação desse tipo, o farelo de trigo pode tornar a perda de peso ainda mais rápida.

Tags: , , , , ,

5 Responses to “Farelo de Trigo”

  1. Porfírio Catarino Inês:
    12 de November de 2012 at 20:14

    Confirmo, que de facto o farelo de trigo, faz mesmo emagrecer: – atendendo que comecei a consumir o farelo de trigo misturado com leite antes de me deitar e três semanas após o começo do consumo, verifiquei que perdi cinco quilos, sem ter alterado a minha alimentação diária. Portanto continuei a fazer a mesma alimentação, só adicionei mais a referida tijela de leite com o farelo de trigo à noite antes de me deitar.

  2. cleo:
    7 de December de 2012 at 10:56

    gostei da informacao

  3. selma souza:
    28 de April de 2013 at 14:04

    Iniciei o uso do farelo de trigo, mês passado, no feijão e pude observar o controle de peso, e também o controle do intestino. Recomendo.

  4. augusto:
    13 de May de 2014 at 22:10

    eu uso no feijão e muito bom recomendo

  5. Luiz Gustavo:
    25 de May de 2014 at 21:51

    O que é melhor ,farelo de trigo ou gérmen de trigo em uma dieta para perder peso?

Comentar