Crumble de Maçã

O crumble é uma sobremesa típica da culinária inglesa, preparada com frutas picadas cobertas por uma farofa doce crocante. A maçã é o ingrediente mais utilizado, ainda que também seja comum o uso de amora, pêssego e ameixa. Segundo a tradição, o prato surgiu na Grã-Bretanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Com o racionamento, faltavam ingredientes para o preparo de tortas comuns. Por isso, as inglesas passaram a cobrir as frutas apenas com uma mistura de farinha, manteiga e açúcar.

Ao longo do tempo, a sobremesa sofreu alterações em seu preparo. Além da farinha, costuma-se utilizar aveia, amêndoas e/ou nozes na cobertura. Também é comum polvilhar um pouco de açúcar mascavo sobre o doce, para criar uma espécie de caramelo. A receita que ensinamos a seguir leva aveia, castanhas de caju e outros ingredientes. Veja como preparar o crumble de maçã.

Crumble de Maçã

Receita de Crumble de Maçã

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
  • 2 colheres (sopa) de castanha de caju picada
  • 2 maçãs fatiadas
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó

Modo de Preparo:

Em um vasilha, misture a manteiga, a aveia em flocos, o cacau em pó e as castanhas, fazendo uma espécie de farofa. Em seguida, unte um refratário (22 cm de diâmetro), distribua as maçãs sobre ele e polvilhe com o açúcar. Depois cubra tudo com a farofa de aveia e leve ao micro-ondas por 5 minutos em potência máxima.

Como servir:

O crumble deve ser servido morno, acompanhado de sorvete de creme ou chantily. Se desejar, você pode trocar a maçã pela fruta de sua preferência e variar a receita.

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply