Como Usar Aveia em Sua Dieta

Aveia engorda ou emagrece? Na verdade, o cereal pode tanto ajudar no emagrecimento quanto contribui para o ganho de peso. Tudo vai depender do modo com você o consome.

Já comentamos algumas vezes aqui no blog que a aveia pode ser usada por quem quer emagrecer. Por ser um cereal rico em fibras, ela ajuda a diminuir o apetite, além de reduzir a absorção de gorduras. No entanto, para aproveitar esse benefício é preciso ter cuidado com as quantidades. É preciso lembrar que a aveia é um carboidrato consideravelmente calórico. Assim, o exagero pode favorecer o acúmulo de gorduras.

Quanto Comer?

A recomendação dos nutricionistas para quem quer aproveitar os benefícios da aveia sem ganhar peso é de até 3 colheres (sopa) por dia. Porém, vale a pena diversificar um pouco nos cereais em vez de consumir apenas a aveia. Você também pode, seguindo essa quantidade, incluir quinua, linhaça, chia e outras sementes benéficas em seu cardápio.

Bolachinhas de Aveia

Comer aveia faz bem e ajuda no emagrecimento

Qual Tipo Devo Consumir?

O melhor tipo de aveia para quem precisa perder peso é o farelo. Ele é menos calórico que a aveia em flocos e tem maior teor de fibras do tipo solúvel. O farelo pode ser usado no preparo de pães, bolos e biscoitos. Você também pode acrescentá-lo a bebidas como sucos e vitaminas. Se o objetivo é apenas perder peso, experimente tomar 1 copo de água com 1 colher de farelo de aveia 30 minutos antes das refeições principais.

Quais São os Benefícios Emagrecedores?

Os  principais benefícios da aveia estão relacionados às fibras. Elas aumentam a sensação de saciedade, diminuindo a fome no decorrer do dia. Na digestão, as fibras do tipo solúvel formam um gel no intestino que dificulta a absorção de açúcares e gorduras, contribuindo para a perda de peso e para o controle do colesterol e do diabetes. Esses problemas estão diretamente ligados ao ganho de peso e acúmulo de gorduras. Assim, combatê-los também facilita o processo de emagrecimento. Os minerais contidos no grãos reduzem a ansiedade e melhoram o metabolismo.

Como Comer?

A aveia deve ser consumida juntamente com alimentos saudáveis. Procure combiná-la com frutas, sucos naturais, vitaminas, saladas e pães integrais. Em seu cardápio diário, reduza a quantidade de açúcar e gorduras. Prefira comer pequenas porções de alimento várias vezes ao dia que comer demais nas refeições principais. Lembre-se também de beber muita água, pois a fibra prejudica o organismo se for muito seca (principalmente o intestino). E faça exercícios físicos diariamente.

Tags: , , , , , ,

Comentar