Como Perder Peso Comendo Aveia?

A quantidade de aveia que comemos por dia pode ser a diferença entre o ganho de peso e o emagrecimento. Se você costuma comer todos os dias dois pratos bem cheios de mingau de aveia com bastante açúcar e leite integral, no final do mês a balança tenderá para cima. Porém, quando a ingestão de aveia é feita de forma equilibrada e com outros alimentos saudáveis, o cereal pode até contribuir para o emagrecimento.

Comer aveia emagrece?

O efeito emagrecedor da aveia está relacionado à presença das fibras. Elas ajudam a dar sensação de saciedade, reduzindo, assim, o apetite. Outro benefício é a menor absorção de gorduras e açúcares durante a digestão proporcionada pela presença das fibras. No entanto, a aveia é um alimento calórico. Para aproveitar o benefício da perda de peso é preciso comer pequenas quantidades do cereal.

Quanto comer?

O processo de emagrecimento depende muito do organismo de cada pessoa. Se você faz exercícios físicos, por exemplo, a quantidade de calorias ingeridas pode ser maior. Por isso, vale a pena sempre procurar um nutricionista para saber qual é a recomendação específica para você. De um modo geral, 3 colheres de sopa de aveia por dia são suficientes para ajudar no emagrecimento.

Tipos de Aveia

Dentre os tipos de aveia, o melhor para emagrecer é o farelo

Qual tipo de aveia emagrece mais?

A aveia é comercializa de três formas principais: flocos, farelo e farinha. De todos eles, o mais indicado para quem quer perder peso é farelo, porque ele contém maior quantidade de fibras e menos carboidratos. O farelo pode ser usado no preparo de pães, bolos e biscoitos. Ele também fica ótimo com frutas ou batido nos sucos. As outras formas de aveia também podem fazer parte da dieta, mas em quantidade menores.

Como consumir?

O segredo para a perda de peso está no consumo da aveia. A gente sugere que você leia o artigo sobre a dieta da aveia, que dá algumas opções de alimentos para acompanhar o consumo do cereal. A dica é sempre optar por produtos mais saudáveis e nutritivos. Se for fazer o mingau, por exemplo, use leite desnatado e agave para adoçar. Um pouco de canela ajuda a acelerar o metabolismo e ainda dá sabor à receita.

Outras ótimas maneiras de consumir a aveia são:

Todas essas combinações podem ajudar no emagrecimento, lembrando sempre de comer pouco!

Tags: , , , ,

Comentar