Como Interpretar a Pirâmide Alimentar

Para entender melhor a alimentação e aprender a se alimentar corretamente, é preciso entender como funciona a Pirâmide Alimentar. Ela divide os alimentos em quatro grupos: energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras.

Os alimentos energéticos são a nossa maior e primeira fonte de carboidratos, fornecendo energia na forma de glicose, que serve de combustível para nosso organismo realizar as funções físicas e mentais. Estão incluídos os carboidratos complexos: cereais, farinhas e pães (integrais ou não), raízes e tubérculos e as massas. Devem ser consumidas pelo menos duas fontes deste grupo em cada refeição realizada durante o dia.

Os alimentos reguladores são representados pelas frutas, verduras e hortaliças e são capazes de nos fornecer vitaminas, sais minerais, fibras e determinadas quantidades de carboidratos. O consumo de frutas deve variar de 3 a 5 vezes por dia, já as verduras e hortaliças devem ser consumidas de 4 a 5 vezes por dia.

O grupo dos alimentos construtores inclui os alimentos fonte de proteína como o leite e seus derivados, carnes, ovos e leguminosas (feijão, soja, lentilha, ervilha, etc.). Esses alimentos têm a capacidade de construir e regenerar tecidos corporais (músculos, pele, ossos, etc.) que sofrem desgastes nau=turais ou traumáticos ao longo da vida.

Os energéticos extras são representados pelos açúcares simples, doces e tortas elaborados, juntamente aos óleos vegetais e outros tipos de gorduras.

Piramide alimentar

Veja a divisão da Pirâmide Alimentar

Há uma grande vantagem em se utilizar a Pirâmide Alimentar na definição de sua conduta alimentar, pois ela, se bem interpretada, nos mostra que se pode comer de tudo, utilizando os alimentos de forma equilibrada, tornando assim os nossos hábitos mais saudáveis.

Tags: , , , , , , ,

4 Responses to “Como Interpretar a Pirâmide Alimentar”

  1. gabriela:
    22 de July de 2014 at 11:11

    #me ajudou moito

  2. Ruan:
    25 de September de 2014 at 20:45

    Gostei muito da pirâmide alimentar :D

  3. Allan Cotrim:
    4 de April de 2015 at 21:19

    Muito bom. Obrigado.

  4. daniela:
    7 de November de 2016 at 19:56

    foi bem legal fazer o trabalho com a sua pirâmide me ajudou muito

Comentar