Bolo Integral

Os alimentos integrais são aqueles que não foram modificados estruturalmente no processo de industrialização. De um modo geral, podemos dizer que os alimentos integrais são mais rústicos, pois não passaram pelo processo de refinamento. Isso quer dizer que os alimentos integrais preservam a maior parte dos nutrientes, diferentemente dos alimentos processados.

Um dos grandes diferenciais do alimento integral é a quantidade de fibras. O arroz integral, por exemplo, possui mais fibras que o arroz branco comum. A presença das fibras faz diferença no funcionamento do nosso organismo, pois facilita o trabalho do intestino e aceleram o nosso metabolismo. Além disso, as fibras aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que fiquemos mais satisfeitos com menores quantidades de alimento. Por esses motivos, os alimentos integrais são recomendados para quem quer perder peso ou seguir uma dieta equilibrada.

Os nutricionistas recomendam que é sempre melhor escolher o alimentos integral. Um pão francês, por exemplo, possui apenas carboidratos, enquanto uma fatia de pão integral possui carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Mesmo sendo um pouco mais calóricos, esses alimentos trazem mais benefícios à saúde.

Que tal substituir o bolo simples do café da tarde por um bolo integral e aproveitar todos esses benefícios? Aprenda a fazer essa receita deliciosa e nutritiva!

Ingredientes

Alimentos Integrais

Receita de Bolo Integral

  • 50 g de margarina light
  • 1 xícara de açúcar light
  • 3 gemas
  • 3 claras batidas em neve
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de aveia em flocos finos
  • 1 xícara de leite integral
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó

Modo de preparo

Primeiramente, bata as gemas, a margarina e o açúcar até obter uma mistura cremosa. Depois acrescente o leite e os ingredientes secos, misturando bastante. Por último, inclua as claras em neve, misturando delicadamente até que fique homogêneo. Coloque em uma forma untada e leve ao forno (180º) até que se espete um garfo e ele saia seco.

Dica

Para deixar o seu bolo ainda mais deliciosa e nutritivo, você pode acrescentar canela, raspas de limão, frutas cristalizadas, uva passas ou castanha do pará.

Tags: , , , , , , , , ,

2 Responses to “Bolo Integral”

  1. Maysa:
    16 de March de 2014 at 17:08

    Gostaria de saber as calorias de bolo ,obrigada

  2. Emília Silva:
    26 de March de 2014 at 12:01

    Maysa, é difícil saber ao certo as calorias do bolo, porque depende dos ingredientes usados, mas o mais importante é saber que o bolo tem fibras que ajudam a manter a fome afastada por mais tempo.

Comentar