Benefícios do Centeio

O assunto de hoje é outro grão tão importante para a saúde quanto a aveia: o centeio. Ele faz parte da alimentação dos seres humanos desde os primórdios e contém vários nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Aqui no Brasil, o cultivo do centeio é um pouco complicado, porque a planta se dá melhor em regiões frias. O Sul do país concentra a maior parte da produção, garantindo a oferta de grãos para o preparo de pães, bolos, biscoitos e outros alimentos.

Na Europa, onde o cultivo do cereal é bem mais comum, cerca de 2/3 dos pães consumidos são feitos a partir da farinha de centeio. Ela é tão versátil quanto o trigo, possibilitando a utilização em diferentes receitas.

Nutrientes do Centeio

Como comentamos antes, o centeio é fonte de nutrientes importantes. Além de conter carboidratos, que garantem a energia necessária para as funções o corpo, o grão também possui:

  • manganês
  • fósforo
  • magnésio
  • zinco
  • selênio

Todos esses minerais contribuem para o equilíbrio do organismo como um todo. Os ossos são um dos beneficiados pela ingestão dos minerais, assim como o cérebro, que tem papel vital em tudo o que fazemos para viver.

Centeio

Campos de Centeio

Fibras e Antioxidantes

O grão integral do centeio é fonte de fibras e antioxidantes – a farinha, por ser refinada, nem sempre preserva todas essas propriedades. As fibras ajudam no bom funcionamento do intestino. Além disso, regulam a absorção das gorduras e do açúcar durante a digestão.

Os antioxidantes, por sua vez, protegem o organismo da ação dos radicais livres. Esses componentes tóxicos aceleram o processe de oxidação das células, levando ao aparecimento de doenças e ao envelhecimento precoce. Assim, os antioxidantes neutralizam esses efeitos, prevenindo doenças.

Bom Para Emagrecer

Comer centeio com certa regularidade é ótimo para a perda de peso, desde que você opte pelo cereal integral. A presença das fibras faz com que o grão aumente a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos no decorrer do dia.

Outro benefício é a absorção mais lenta do açúcar, evitando os picos do glicose no sangue. Isso ajuda na prevenção do diabetes e também regula o acúmulo de gordura causado pela elevação rápida insulina no organismo.

Benefícios:

  • Ajuda na perda de peso;
  • Controla o diabetes e o colesterol alto;
  • Fortalece as defesas do organismo;
  • Previne doenças;
  • Ajuda a controlar os sintomas da menopausa.

Por tudo isso, vale a pena comer mais centeio no dia a dia. Mas isso não significa que você deva abrir mão da aveia, pois os cereais combinados são ainda melhores para a saúde.

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