Benefícios da aveia para a pele

Os efeitos positivos da aveia para a pele e os cabelos é conhecido há muito tempo. Vários produtos cosméticos possuem aveia em sua composição, como xampus, cremes hidratantes e sabonetes. Além da sabedoria popular, pesquisas comprovam que substâncias presentes na aveia podem proteger a pele das agressões cotidianas e deixá-la mais bonita.

Beta Glucana

A beta glucana presente na aveia age de forma muito semelhante ao ácido hialurônico. Esse ácido, encontrado naturalmente em nosso organismo, preenche os espaços existentes entre as células, tornando a pele mais elástica. Com o passar dos anos o ácido hialurônico diminui, o que reduz a elasticidade da pele e favorece o aparecimento de rugas.

Por funcionar do mesmo modo que o ácido hialurônico, a beta glucana torna a pele mais elástica e hidratada. Esse efeito deixa a pele mais bonita e com uma aparência mais jovem, além de retardar o aparecimento das marcas de expressão.

Proteção da pele

Aveia para pele

Cosmético a base de Aveia da Avon Basics

A aveia funciona como um hidratante natural, pois cria um camada que retém a água que é naturalmente encontrada na superfície da pele. De acordo com o FDA, órgão que regula os alimentos nos Estados Unidos, os derivados da aveia podem ser considerados como “protetores da pele”. Isso porque a aveia é rica em substância benéficas para a nossa pele, como as vitaminas do complexo B, ácido salicílico e ácidos avênicos. Além disso, o cereal possui um alto teor de aminoácidos, que deixam a pele mais macia.

Outros benefícios podem ser conquistados com a aveia:

  • Auxilia no tratamento de alergias e irritações da pele;
  • Hidratação de peles secas;
  • Redução da ação inflamatória de outras substâncias sobre a pele;
  • Regeneração do manto hidropídico que age com um protetor natural para pele.

Como se beneficiar

A ingestão de aveia contribui consideravelmente para uma pele bonita e saudável. As substâncias benéficas agem diretamente nas células, melhorando a aparência da pele e tornando-a mais hidratada.

Além da alimentação, é possível se beneficiar com as propriedades da aveia aplicando o cereal diretamente sobre a pele. Um dica é usar a farinha de aveia como esfoliante. Basta misturá-la com mel e aplicar sobre a pele com as mãos, fazendo movimentos circulares com a ponta dos dedos.

Tags: , , , ,

2 Responses to “Benefícios da aveia para a pele”

  1. Silvia:
    24 de October de 2011 at 21:45

    Vou expermentar .Muito obrigado pela informacao.

  2. Gorett:
    25 de October de 2011 at 22:11

    Faço minhas suas palavras ,a aveia alem de um exelente regulador de intestino, baixa o colesterol ruim, e deixa saciadas ajuda no controle do peso ,atenção tem que aumentar o consumo de agua .

Comentar