Aveia Tem Glúten?

Se você tem dúvidas sobre a presença ou não de glúten na aveia, fique sabendo que esse é um questionamento bastante comum. Passeando pelos corredores de um supermercado, vemos vários produtos com a inscrição “sem glúten”, mas a aveia normalmente não entra nessa categoria.

Será por quê?

Aveia Não Tem Glúten

Por natureza, a aveia não contém glúten. O grão possui uma proteína diferente do glúten, chamada de avenalina. Ele não é prejudicial a celíacos, nem existem estudos que comprovem qualquer tipo de malefício trazido pela substância. O glúten, no entanto, vem sendo bastante estudado por causar reações negativas no organismo de algumas pessoas, havendo pesquisadores que garantem que essa proteína faz mal a todo mundo.

Aveia tem glúten?

Será que a aveia faz mal para celíacos?

Traços de Glúten na Aveia

O problema é que pelo fato da aveia ser cultivada juntamente com outros cereais, ela pode ser contaminada em alguma fase de processamento, plantio, colheito ou transporte. Isso quer dizer que a aveia que compramos no mercado pode sim conter traços de glúten. A não ser que haja um cuidado no processamento do grão, ele não poderá ser considerado como “livre de glúten”, nem indicado a pessoas com doença celíaca.

Entendendo a Contaminação

Aqui no Brasil e em outros lugares do mundo, a aveia é plantada no mesmo terreno que o trigo, a cevada e o centeio (grãos que contêm glúten). Os agricultores utilizam um sistema de revezamento, plantando um desses cereais a cada temporada. Esse sistema, chamado também de rotação de culturas, dificulta o desgaste do solo e o mantém fértil. Porém, no caso do cultivo de cereais, o processo pode levar à contaminação de grãos de aveia com glúten.

A contaminação também pode acontecer durante o armazenamento e o transporte. Se o grão de aveia for armazenado no mesmo silo onde o trigo é guardado, a aveia pode passar a conter traços de glúten simplesmente por causa do armazenamento. O mesmo costuma acontecer durante o transporte, dependendo do modo com os grãos são carregados.

Durante o processamento dos grãos é que o risco de contaminação é maior. Muito comumente são usados os mesmos equipamentos para moagem de trigo, aveia, cevada e centeio. Isso faz com que o glúten dos demais grãos contaminem a aveia. A limpeza do maquinário poderia evitar a contaminação, mas isso custa caro e leva tempo. Por essa razão, é muito difícil encontrar aveia sem glúten no mercado.

É Possível Encontrar Aveia Sem Glúten?

Sim. Se o produto for cuidadosamente processado, é possível obter aveia sem glúten. Aqui no Brasil isso não é muito comum, mas nos EUA existem marcas especializadas na produção do cereal totalmente sem glúten. Muita gente pensa que esses produtos passaram por algum tipo de processo para ter a proteína removida, quando, na verdade, trata-se somente no grão natural, livre de qualquer tipo de contaminação. Se você sofre com a doença celíaca ou tem algum tipo de intolerância ao glúten, procure no mercado por marcas que contenham o selo “sem glúten”. Somente nessas mercadorias é possível garantir que a aveia não fará mal a esses consumidores.

Tags: , , , , ,

Comentar