Aveia: Tabela Nutricional

Uma dica que vale para qualquer alimento é sempre conferir as informações contidas no rótulo. Quando for comprar sua aveia preferida, granola, barra de cereal ou qualquer outro produto, ler o que está escrito na embalagem é uma ótima maneira de saber se o alimento é realmente saudável.

Muita gente para nas calorias, mas não observa outras informações importantes, como os nutrientes e seus índices. A legislação brasileiras obriga todas as mercadorias a informarem não só a quantidade mas também o valor diário com base em uma dieta balanceada. Assim, se 100 gramas de aveia garantem 83% do valor diário recomendado de manganês em um dia, você sabe que essa porção é quase suficiente para manter os níveis do sal mineral dentro do desejado.

Tabela Nutricional da Aveia

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre a aveia, vale a pena conferir a tabela nutricional:

Valores baseados em uma dieta de 2000kcal/dia
Valor energético 393.8kcal – 1654kj 20%
Carboidratos 66,6g 22%
Proteínas 13,9g 19%
Gorduras saturadas 1,5g 7%
Gorduras monoinsaturadas 3,2g
Gorduras poli-insaturadas 3,0g
Fibra alimentar 9,1g 36%
Cálcio 47,9mg 5%
Vitamina C 1,4mg 3%
Fósforo 153,4mg 22%
Manganês 1,9mg 83%
Magnésio 118,8mg 46%
Lipídios 8,5g
Ferro 4,5mg 32%
Potássio 336,3mg
Cobre 0,4ug 0%
Zinco 2,6mg 37%
Niacina 4,5mg 25%
Riboflavina B2 0,0mg 0%
Tiamina BI 0,6mg 43%
Sódio 4,6mg 0%

A imagem foi tirada do site Tabela Nutricional e se refere a 100 gramas de aveia em flocos crua. Isso quer dizer que esses valores podem mudar se você cozinhar a aveia para fazer um mingau ou um bolo.

Aveia nestle

Cada distribuidor, como a Nestlé, tem sua própria tabela nutricional também.

Agora vamos analisar as principais informações da tabela:

Calorias

Em 100 g de aveia encontramos 393 kcal, o que corresponde a 20% de uma dieta de 2000 kcal por dia. Assim, podemos concluir que essa quantidade de aveia para uma pessoa em um único dia é bastante exagerada. A dica, como sempre comentamos aqui no blog, é consumir até 3 colheres do cereal diariamente. Seguindo essa recomendação você não vai engordar por comer aveia.

Fibra Alimentar

Boa parte dos benefícios da aveia estão ligadas as fibras alimentares. Elas ajudam a diminuir a sensação de fome, além de regular a absorção de gorduras e açúcares durante a digestão. Como podemos notar pela tabela, a quantidade de fibras da aveia é bem alta. No entanto, não devemos consumir somente aveia para alcançar o índice diário de fibras. Frutas, vegetais e cereais podem complementar a aveia sem tantas calorias ou carboidratos.

Minerais e Vitaminas

Observando a tabela podemos notar o ótimo desempenho da aveia no que diz respeito aos minerais. Ela contém boas quantidades fósforo, manganês, cálcio, magnésio, cobre, ferro e zinco. Além disso, o cereal também é fonte de vitamina C e vitamina B1. Todos esses nutrientes são fundamentais para manter o corpo humano funcionando bem. Por isso, o consumo da aveia pode ser bastante benéfico para melhorar a disposição, a memória e outras funções do organismo.

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