Aveia: Redutor Natural do Apetite

Muitos medicamentos prometem reduzir o apetite, mas também existem alimentos naturais que têm o mesmo efeito. Esse é o caso da aveia, que ajuda no emagrecimento, dentre outras razões, por aumentar a sensação de saciedade.

Quando acrescentamos aveia em nossa alimentação, em pequenas quantidades, temos menos fome ao longo do dia. Isso acontece devido às fibras, que formam uma espécie de bolo no estômago, reduzindo o apetite. Assim, a ingestão do cereal é super indicada para quem quer perder peso.

Aveia com Frutas

Aveia com Frutas

Entenda a Propriedade das Fibras

Apesar de serem fundamentais para o nosso corpo, as fibras não são absorvidas durante o processo de digestão. Em outras palavras, as fibras entram, ajudam o organismo e saem quase inalteradas. Porém, enquanto passa pelo sistema digestivo, elas cumprem duas funções importantes: melhoram o trânsito intestinal e dificultam a absorção de gorduras.

Aveia e Saciedade

A aveia é rica em fibras do tipo solúvel, que se juntam a água formando uma espécie de gel. Esse tipo de fibra é ainda melhor para a dieta, pois, além de reduzir o apetite, é capaz de levar partículas tóxicas para fora do organismo. Dessa forma, quem come aveia com regularidade se sente menos inchado, consegue controlar a compulsão alimentar e diminui a gordura corporal.

Dicas

Para aproveitar essa propriedade emagrecedora, o ideal é incluir 3 colher (sopa) de aveia em sua dieta diária. Veja algumas sugestões:

  • Coma frutas com aveia e mel pela manhã;
  • Salpique um pouco de aveia sobre a salada na hora do almoço;
  • Bata um copo de iogurte natural com aveia e ameixas secas;
  • Prepare um suco com o cereal e as frutas da estação.

Tags: , , , , ,

Comentar