Aveia Quaker

História

Muita gente pensa que o senhor de chapéu que aparece nas embalagens da Quaker foi o fundador da marca. Na verdade, o logotipo representa um quaker, grupo religioso que surgiu na Inglaterra no século 17. Os quakers se tornaram conhecidos por seus hábitos austeros e saudáveis e por isso a escolha do nome da marca de aveia e também do logotipo.

Aveia Quaker

Aveia Quaker

A marca foi registrada em 4 de setembro de 1877 e o único produto comercializado era a aveia em flocos. Já no final do século 19  a marca produzia também farinha de milho, farinha de aveia e até mesmo comida para bebês. Além disso, em 1891, a Quaker saiu na frete, colocando receitas nas embalagens de seus produtos, ensinando aos consumidores a melhor forma de comer aveia.

No início do século 20 a empresa passou a ser uma das maiores do Estados Unidos. Em 1929, com a “quebra” da bolsa de valores americana, a Quaker decidiu colocar em seus rótulos receitas do tradicional biscoito de aveia, um alimento barato e acessível às familias prejudicadas pela quebra da bolsa. Já na década de 1940 a empresa investiu nos benefícios da aveia, já que grande parte do trigo era exportado para a Europa, devido à 2ª Guerra Mundial.

A marca se instalou no Brasil em 1952 e instalou sua primeira fábrica em 1953, na cidade de Porto Alegre.

Na década 1970 a Quaker patrocinou o famoso filme A Fantástica Fábrica de Chocolates, conseguindo um grande retorno publicitário, além do direito de utilizar o nome “Wonka”, marca do chocolate mostrado no filme.

A Quaker hoje é propriedade da empresa PepsiCo, responsável também pelas marcas Toddy, Elma Chips, Gatorade, Pepsi Cola e Coqueiro. No Brasil a marca utiliza o slogan “Aveia Quaker. A semente do bem” e  é associada com produtos saudáveis e saborosos. Além da aveia são comercializados cereais matinais, barrinhas de cereal, cookies, mingaus, entre outros.

Os tipos de aveia

  • Aveia Sabores: chocolate, frutas vermelhas e mel.
  • Farinha de Aveia
  • Aveia Flocos Finos
  • Aveia flocos Regulares
  • Quaker Oat Bran

Tags: , , , , , , , , , , ,

3 Responses to “Aveia Quaker”

  1. Elita:
    19 de April de 2011 at 08:28

    Já uso aveia a muito tempo, hoje tenho 72 anos e já tive o prazer de fazer biscoitinhos de aveia, engrosso sopas com aveia,uso diariamente na vitamina que eu e meu marido(74,anos tomamos na merenda da tarde,uso aveia em bolinhas de carne moida com cenoura, cheiro-verde, tomate,e batatinha, acrescento um ovo pra dar liga e frito,meus netos e bisnetos adoram,aveia não pode faltar na nossa alimentação.

  2. luciane:
    19 de June de 2013 at 16:38

    gostaria de saber se tem um regime q se faz com aveia

  3. Anna Margarita Bröchner Misfeldt:
    26 de May de 2015 at 15:39

    Posso contar com muito orgulho que fui criada com Aveia Quarker. Meus pais chegaram em 1957 ao Brasil e o melhor cereal daquela época e de todos os tempos era Aveia Quarker.
    Lembro das latinhas que minha mãe comprava , até grande no café da manhã era nosso cereal. Acho que sou da época dos produtos saudáveis!!! Logo quando meus filhos nasceram tratei de dar mingau de aveia!

Comentar