Aveia Preta

A Aveia Preta (Avena strigosa Schreb), como os demais tipos de aveia, é uma planta da família das gramíneas e tem como característica ser rústica, exigente em água, com excelente capacidade de perfilhamento, produção de massa verde e mais resistente a pragas e doenças. A aveia preta é também chamada de aveia forrageira por produzir mais forragem que as aveias brancas e amarelas.

Uma das utilidades da Aveia preta é a utilização como forrageira de outono/inverno para animais, sejam ruminantes ou não. Aliado a isso, o plantio da aveia preta traz melhoria ao solo, reduzindo infestação de nematóides (Meloidogyne javanica), favorecendo os plantio de soja e feijão.

Aveia Preta

Aveia Preta

Sementes de Aveia Preta

Recomenda-se o uso da Embrapa-29 (Garoa) pois são fiscalizadas e evitam a mistura de sementes, ocorrência de pragas e aparecimento de doenças típico de sementes próprias de cultivares comuns

As sementes Embrapa 29 é mais produtiva que as cultivares comuns em termos de produção de massa e capacidade de rebrota e perfilhamento, e também mais resistente à maioria das doenças.

Características da Aveia Preta

O ciclo é de 110-130 dias; época de plantio de março a maio. A produção de massa seca/ha varia de 3 a 8 t e a produção de sementes varia de 500 a 2.000kg/ha. Na hora do plantio o espaçamento recomendável é 0,17m entrelinhas, dando uma população de 300 plantas por m², o que pode ser obtido deixando-se cair 60 sementes por metro linear. Os gastos de sementes poderão ser de 60 a 80kg por hectare.

Mais informações sobre a Aveia Preta em Infobibos e foto da aveia por Milton Brudna.

Tags: , , , , , , , ,

3 Responses to “Aveia Preta”

  1. silvio amaral da sil Says:
    26 de August de 2010 at 13:38

    otimo!

    qual a planta de consorciamento com a aveia preta?

  2. rafa Says:
    15 de May de 2011 at 10:19

    com leguminosas ex trvo branco, trvo yuchi, tevo vermelho, cornichão entre outros

  3. J.Cataclism Says:
    19 de July de 2011 at 12:30

    Aqui na serra gaúcha, eu gosto de consorciar aveia preta plantada em meados de março e colhida ou roçada (nada de herbicidas e afins) em julho e, logo adiante, ali por setembro, plantar milho e ou soja. Tudo isso em áreas de parreira com videiras de kiwi e uva, além de outras frutíferas como cítricos e abacate. Nas cercanias, umas boas mudas de erva-mate vão muito bem para ajudar no quebra-vento.

Leave a Reply