Aveia para prisão de ventre

A prisão de ventre é um problema que atinge milhares de pessoas, mas principalmente as mulheres. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a constipação intestinal, como também é conhecida, não é uma doença, mas deriva de outros problemas como a má alimentação e o estresse. Muitos outros motivos também contribuem para o intestino preguiçoso, como o sedentarismo, pouca ingestão de água, efeito colateral de medicamentos, depressão e doenças do trato intestinal.

O que é a prisão de ventre

O problema é caracterizado pela dificuldade em evacuar as fezes, o que pode ocorrer com uma frequência maior ou menor. A causa imediata é o ressecamento das fezes que, como dissemos, pode ocorrer por diferentes motivos. Além dessa dificuldade, a constipação pode vir acompanhada de outros sintomas, como irritabilidade, cólicas e inchaço na barriga. Por tudo isso, a prisão de ventre incomoda bastante, principalmente se o problema for constante.

Tratamento

Aveia para o intestino

Conheça os benefícios da aveia para o bom funcionamento intestinal

A mudança de hábitos é uma das formas mais simples de se acabar com a prisão de ventre. O principal é ter uma vida mais tranquila, manter uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas com frequência e ingerir bastante água. O consumo de alimentos ricos em fibras é fundamental para que o aparelho digestivo funcione bem. Elas aumentam o bolo fecal e o tornam mais macio, facilitando a evacuação. A atividade física, principalmente os exercícios abdominais, contribuem para o fortalecimento dos músculos e ajuda nos movimentos peristálticos. A ingestão de água, por seu turna, reduz o ressecamento das fezes, colaborando para a sua eliminação. Tudo isso combinado, faz com que intestino trabalhe melhor, acabando com os sintomas da prisão de ventre.

Consumo da aveia

A aveia é uma excelente fonte de fibras, tanto do tipo solúvel quanto do tipo insolúvel. Como já foi dito, as fibras tem um papel importante no bom funcionamento do intestino. Elas não são absorvidas pelo organismo e chegam inteiras ao intestino, auxiliando na formação das fezes e melhorado o trânsito intestinal. Por isso, o consumo diário de aveia, principalmente pela manhã, contribui para o fim da prisão de ventre. Normalmente, os especialistas recomendam  ingestão de cerca de 3 colheres de sopa do cereal por dia, para que o organismo aproveite bem todos os seus benefícios. É importante lembrar que se esse consumo não for acompanhado de pelo menos 1,5 litros de água diariamente, o efeito pode ser contrário.

Tags: , , , , , , ,

Comentar