Aveia na Alimentação de Bebês

Muitas pessoas se perguntam se podem utilizar a aveia na alimentação dos bebês. A partir dos 6 meses de idade, pediatras e nutricionistas recomendam que o leite materno seja complementado por alimentos sólidos, como papinhas, sopas, mingaus e frutas. A aveia pode sim ser utilizada nesse momento de transição. No entanto, é preciso seguir algumas recomendações antes de introduzir o cereal no cardápio dos bebês.

Após o período de aleitamento materno exclusivo é o momento de iniciar a introdução alimentar da criança. A oferta de alimento no inicio se da por frutas e vegetais crus ou levemente cozidos. Com o tempo outros grupos alimentares como feijões, carnes e cereais são incluídos na alimentação, inclusive a aveia.

Como Usar a Aveia na Alimentação de Crianças?

A introdução alimentar de bebês é um assunto que muito preocupa e traz duvidas a todos os pais e mães, principalmente os de primeira viagem. Atualmente com tantas informações circulando na internet, realmente é natural ter mais dúvidas.

Antes de mais nada, é sempre importante reforçar que até os 6 meses a criança deve se alimentar apenas do leite materno. Caso a mãe não produza leite em quantidade suficiente, um pediatra precisa ser consultado para auxiliar na escolha de um substituto do leite materno. Em nenhuma hipótese a aveia deve ser utilizada antes dos 6 meses sem a recomendação de um especialista.

Saiba como usar a aveia com crianças.

Conheça receitas salgadas com aveia para crianças.

A partir dos 6 meses, é necessário que os pais introduzam os alimentos sólidos na dieta dos bebês. Esse processo pode ser difícil, pois algumas crianças levam um tempo para se adaptar à novidade. Para ajudar tanto pais quanto bebês, algumas dicas podem ser importantes:

O ideal é que a criança se alimente de 3 porções de papinha (2 salgadas e 1 doce) e 3 mamadas. A papinha pode conter cereais, como a aveia, além de legumes e frutas. Também, a dieta dos bebês deve incluir ainda sucos naturais e água.

Ao invés de utilizar o liquidificador, é melhor passar os alimentos por uma peneira ou ralador. Ademais, não desista dos alimentos sólidos, mesmo que o bebê rejeite a alimentação nos primeiros dias.

Vale destacar que o uso da aveia em papinhas e sopas deve ser feito com moderação. Em pequenas quantidades, o cereal ajudará no bom funcionamento do intestino da criança, além de oferecer vários nutrientes essenciais para a boa formação do bebê.

Receitas salgadas para crianças com Aveia

Panquequinhas de Aveia

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de sementes de linhaça (moída na hora)
  • 4 colheres de sopa de farinha de aveia
  • 1 colher de sopa de amido de milho ou farinha de araruta
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 banana bem madura
  • 4 colheres de sopa de leite de aveia
  • 1 colher de sopa de óleo de coco derretido

Modo de preparo: Em um recipiente coloque as sementes de linhaça moídas, a farinha de aveia, o amido de milho, o fermento e a banana madura amassada. Misture muito bem todos os ingredientes. Juntar o leite/bebida vegetal o óleo de coco e misturar até a massa ficar sem grumos, bem lisinha.

Coloque uma frigideira anti-aderente a aquecer em fogo baixo. Adicione colheradas de massa na frigideira e deixar cozinhar 1-2 minutos de cada lado (dependendo do tamanho e espessura da panqueca). Faça panquecas pequeninas, fica mais fácil para seu bebê comer com as mãos.

Papinha de carne, fubá, cenoura e farelo de aveia

Ingredientes:

  •  1 colher de sobremesa de óleo vegetal
  •  1 colher de chá de cebola picada
  •  2 colheres de sopa de carne moída
  •  1 colher de sopa de fubá
  •  ½ cenoura pequena picada em cubos
  •  2 colheres de sopa de farelo de aveia
  • ½ xícara de chá de água filtrada

Modo de preparo: Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne moída. Acrescente em seguida a cenoura e cubra com água. Tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo.

Acrescente a água fria, o fubá e o farelo de aveia. Deixe cozinhar, sem parar de mexer até que o caldo fique encorpado. Se necessário, acrescente mais água. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

 

Categoria: Alimentação - Marcadores , , , , , , , , , ,

14 Comentários a “Aveia na Alimentação de Bebês”

  1. Adélia B. Monson:
    10 de março de 2013 às 14:32

    Desde cedo introduzi aveia na alimentação do meu filho, na mamadeira, utilizando a farinha de aveia, em uma das mamadas do dia (sem adoçá-la). E até hoje, eu dou mingau de aveia pela manhã para ele. Foi a forma que eu encontrei de complementar a alimentação dele, já que está aquela fase de não comer direito, etc. Ele é super saudável, com muita energia e sempre teve um intestino abençoado. Nunca teve constipação. Eu recomendo !

  2. sabriny:
    10 de julho de 2013 às 13:14

    o meu filho Pedro nasceu em 12/12/12, desde quando nasceu toma aveia da Nutribom e Nestogeno ele esta com 7 meses e esta bem desenvolvido , hoje ele tem 72 cm e 9kilos e 300 gramas .

  3. dailande:
    5 de dezembro de 2013 às 14:31

    Quero dar essa papinha de aveia para meu filho que esta com problemas de ressecanto.Será que devo?Ele tem 4 meses.

  4. Fabiana:
    6 de dezembro de 2013 às 22:28

    Olá Dailande! Não é recomendado que se dê nenhum outro alimento a não ser o leite materno a crianças menores de 6 meses de idade. Se o seu bebê está com o intestino preso, procure o pediatra para que ele possa diagnosticar. Abraços!

  5. Leila:
    29 de setembro de 2014 às 15:45

    Olá gostaria de saber como faço mingau de aveia com leite de formúla?

  6. joais Martins:
    19 de dezembro de 2014 às 15:19

    Minha filha tem seis meses e estamos passando por um momento muito difícil, ela fez uma correção retal e. ultimamente está tendo muito difícil pra fazer coco estamos desperados, o ue fazer

  7. Diana:
    21 de dezembro de 2014 às 19:23

    Boa tarde!! Como faço um engrossante com frutas e aveia para o meu bebê? Ele começa a dieta de papinhas em janeiro, não quero utilizar engrossantes como por exemplo o mucilon e farinha lactea pois possuem muito açucar, gostaria de utilizar a aveia pura mas não sei como devo preparar, alguém pode me ajudar?

  8. Cristiane souza:
    16 de julho de 2015 às 00:44

    Dei mucilon para meu filho e ele ficou com resecamento fui orientada a dar farinha de aveia . Meu filho tem 4 meses dei farinha de aveia a ele e esta aceitando muito bem .

  9. lauricleia maria da silva:
    29 de julho de 2015 às 15:36

    olá meu nome e lauricleia tenho uma bebe de três meses e não tenho mais leite no peito estou dando o leite APTAMIL mais não ta sustendo ela estou pensando de dar farinha de aveia.Gostaria de opinião de alguém obrigado

  10. Aveia:
    25 de agosto de 2015 às 16:24

    Lauricleia, a única opinião que deve seguir é do médico da criança.
    Recomendamos que faça uma consulta e verifique o que se passa exatamente com seu bebê. Só um médico, depois de um bom diagnóstico poderá fazer a melhor observação.

  11. Priscila:
    13 de outubro de 2016 às 22:49

    quero introduzir a aveia junto com as frutas… Mas estou em duvida, aveia em flocos, farelo de aveia… qual tipo devo usar…

  12. Gabriela Matos:
    19 de dezembro de 2016 às 19:13

    Boa tarde!

    To querendo dar uma mamadeira leite com farinha de aveia por dia e gostaria de saber se tenho que cozinhar a farinha ou se posso colocar direto na mamadeira. Qual a medida?
    Obrigada

  13. Noemy:
    18 de maio de 2017 às 10:06

    Bom dia.
    Eu fiz leite de aveia e a minha irmã deu pra o meu sobrinho de 1,9 meses e ele teve cólicas. Será que faz mal pra ele? Eu também senti, mas eu senti o meu intestino funcionar.

    Abraço

  14. CARLA PATRÍCIA:
    18 de outubro de 2017 às 17:56

    Boa tarde! Desejo saber se posso ofertar a aveia sem cozinhar misturada na papa das frutinhas?

Comentar