Aveia na Alimentação de Bebês

Muitas pessoas se perguntam se podem utilizar a aveia na alimentação dos bebês. A partir dos 6 meses de idade, pediatras e nutricionistas recomendam que o leite materno seja complementado por alimentos sólidos, como papinhas, sopas, mingaus e frutas. A aveia pode sim ser utilizada nesse momento de transição. No entanto, é preciso seguir algumas recomendações antes de introduzir o cereal no cardápio dos bebês.

Papinha de Neném

Como usar a aveia no preparo de papinhas e sopas para bebês

Como Usar a Aveia na Alimentação de Crianças

Antes de mais nada, é sempre importante reforçar que até os 6 meses a criança deve se alimentar apenas do leite materno. Caso a mãe não produza leite em quantidade suficiente, um pediatra precisa ser consultado para auxiliar na escolha de um substituto do leite materno. Em nenhuma hipótese a aveia deve ser utilizada antes dos 6 meses sem a recomendação de um especialista.

A partir dos 6 meses, é necessário que os pais introduzam os alimentos sólidos na dieta dos bebês. Esse processo pode ser difícil, pois algumas crianças levam um tempo para se adaptar à novidade. Para ajudar tanto pais quanto bebês, algumas dicas podem ser importantes:

  • O ideal é que a criança se alimente de 3 porções de papinha (2 salgadas e 1 doce) e 3 mamadas;
  • A papinha pode conter cereais, como a aveia, além de legumes e frutas;
  • A dieta dos bebês deve incluir ainda sucos naturais e água;
  • Ao invés de utilizar o liquidificador, é melhor passar os alimentos por uma peneira ou ralador;
  • Não desista dos alimentos sólidos, mesmo que o bebê rejeite a alimentação nos primeiros dias.

Vale destacar que o uso da aveia em papinhas e sopas deve ser feito com moderação. Em pequenas quantidades, o cereal ajudará no bom funcionamento do intestino da criança, além de oferecer vários nutrientes essenciais para a boa formação do bebê.

Tags: , , , , , , , , , ,

4 Responses to “Aveia na Alimentação de Bebês”

  1. Adélia B. Monson Says:
    10 de March de 2013 at 14:32

    Desde cedo introduzi aveia na alimentação do meu filho, na mamadeira, utilizando a farinha de aveia, em uma das mamadas do dia (sem adoçá-la). E até hoje, eu dou mingau de aveia pela manhã para ele. Foi a forma que eu encontrei de complementar a alimentação dele, já que está aquela fase de não comer direito, etc. Ele é super saudável, com muita energia e sempre teve um intestino abençoado. Nunca teve constipação. Eu recomendo !

  2. sabriny Says:
    10 de July de 2013 at 13:14

    o meu filho Pedro nasceu em 12/12/12, desde quando nasceu toma aveia da Nutribom e Nestogeno ele esta com 7 meses e esta bem desenvolvido , hoje ele tem 72 cm e 9kilos e 300 gramas .

  3. dailande Says:
    5 de December de 2013 at 14:31

    Quero dar essa papinha de aveia para meu filho que esta com problemas de ressecanto.Será que devo?Ele tem 4 meses.

  4. Fabiana Says:
    6 de December de 2013 at 22:28

    Olá Dailande! Não é recomendado que se dê nenhum outro alimento a não ser o leite materno a crianças menores de 6 meses de idade. Se o seu bebê está com o intestino preso, procure o pediatra para que ele possa diagnosticar. Abraços!

Leave a Reply