Aveia faz bem ao coração

Este texto abaixo é parte extraída de um livreto da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo. O texto, em poucas palavras explica por que a aveia faz bem ao coração.

A aveia é um dos cereais mais completos devido ao elevado teor de proteínas, bom balanceamento de aminoácidos, rico em sais minerais, ácido linolênico (Ômega 3) e vitaminas, quando comparada aos demais cereais, razão do uso na alimentação infantil.

Além de nutritiva, a aveia é considerada um alimento funcional, principalmente, devido aos elevados teores de fibra dietética denominada beta-glicano, razão do uso crescente na alimentação de adultos. O uso periódico de aveia na alimentação humana reduz o colesterol sangüíneo, atuando na prevenção de doenças do coração, conforme 41 trabalhos científicos publicados por médicos de diversas partes do mundo nos últimos 30 anos. Esse fato justificou a decisão tomada, em janeiro de 1997, pelo FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos e pelo Ministério da Saúde do Brasil (2000), em recomendar a aveia como alimento funcional.

Pesquisas recentes sugerem que a aveia atua em outros processos fisiológicos como na moderação dos efeitos da hipertensão, regulação dos níveis de glicose e insulina no sangue, controle de peso e a promoção da saúde gastrointestinal, reduzindo inclusive o câncer intestinal.

A aveia é consumida na forma de mingaus, pães, bolos, biscoitos/bolachas, massas, pizzas e pastéis, em vitaminas ou batidas de leite ou sucos e frutas, na mistura com bebidas lácteas, nas sopas, na substituição da farinha de mandioca na farofa ou churrasco por farelo de aveia torrado.

A cartilha pode ser lida na integra aqui.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

9 Responses to “Aveia faz bem ao coração”

  1. Carla Lobob Silva:
    1 de September de 2010 at 19:41

    valeu! gostei demais da reportagem.

  2. Maria Gorett:
    29 de October de 2010 at 12:28

    é exelente para o intestino após a aveia com leite ela crua ao deitar nunca mais ti problemas de intestino.

  3. Maria Gorett:
    29 de October de 2010 at 12:31

    a cada 2 vezes por semana passo aveia crua no rosto. assim faço uma papinha na mão e passo no rosto deixo 10 minutos e lava precisa ver como a pele fica tem efeito esfoliante.Muito bom.

  4. edson de (biritiba m:
    7 de January de 2011 at 19:28

    aqui em casa e dificil faltar aveia, sempre de manha pego um pirex e mando ve e a noite tambem.

  5. maria das gracas:
    23 de February de 2011 at 19:50

    gosto muito de aveia, mas ultimamente parei um pouco de consumir, agora lndo tudo isso, vou fazer um hábito diário e meu organismo irá agradecer

  6. SONIA MIGNOT:
    23 de February de 2011 at 20:58

    AMO AVEIA! GOSTO DELA DE TODO JEITO! CRUA, COM LEITE; EM FORMA DE MINGAU, PAPA, BISCOITOS… GOSTEI MUITO DESSE ARTIGO. NÃO FALTA AVEIA NA NOSSA CASA, E CONSUMIMOS DIARIAMENTE.

  7. janice:
    4 de March de 2011 at 10:49

    estou dando aveia para minha mae que esta com anemia muito forte

  8. Blanca:
    1 de May de 2012 at 13:14

    Bom dia!! Uma vez um amigo me disse que o pai dele tinha um problema no coração e que nao podia comer aveia. Até hoje não entendo o porquê. Faz sentido isto? Ficarei muito feliz se tiver alguma resposta. Um grande abraço. Blanca

  9. chister:
    1 de May de 2012 at 22:12

    Blanca, os estudos científicos mostram que o consumo da aveia evita os problemas cardíacos, pois reduz os níveis de colesterol na sangue. No entanto, é preciso saber mais sobre o problema do pai do seu amigo, para dar informações mais precisas. Quando o assunto é saúde, cada caso é caso.

Comentar