Aveia e Triglicérides Alto

O José Carlos da Silva nos enviou uma pergunta bastante interessante sobre a relação entre o consumo da aveia e o aumento dos níveis de triglicérides:

Gostaria de saber se a aveia (farelo ou flocos) contribui para o aumento de triglicerídeos. Venho tomando aveia no meu café da manhã diariamente e, em meus exames recentes, os triglicerídeos aumentaram muito.

Como muitas pessoas podem ter a mesma dúvida do José Carlos, resolvemos escrever sobre o assunto. Será que comer aveia ajuda a aumentar o triglicérides? Para responder a esta pergunta, precisamos entender melhor o que são os triglicerídeos.

Triglicérides

Aveia para Baixar o Triglicérides

O que são os triglicerídeos

Os triglicerídeos são um tipo de gordura que pode ser produzida pelo próprio organismo ou ingerida por meio da alimentação. Essas gorduras são essenciais para a nossa saúde mas, quando os níveis no organismo estão altos, podem trazer prejuízos. Entre os problemas associados ao aumento dos triglicerídeos, podemos mencionar o colesterol alto, a obesidade e a hipertensão.

Os níveis de triglicérides não devem ultrapassar 200mg/dl para estar dentro dos limites aceitáveis. Para descobrir se o seu triglicérides está alto, é necessário fazer um exame de sangue específico, que detecta a presença dessas gorduras em nosso organismo. O ideal é buscar um acompanhamento médico e fazer exames com regularidade para evitar esse e outros problemas de saúde.

Como baixar os triglicérides

Quando as quantidades de triglicerídeos estão muito altas, é necessário tomar remédio para baixar esses níveis. Para tanto, um médico deve ser consultado. Mas na maior partes das vezes, é possível reduzir os níveis de triglicérides apenas com uma mudança nos hábitos.

A dica é evitar alimentos que possam aumentar os níveis da gordura, como: doces, frituras, massas, carnes gordas, refrigerantes, entre outros. Também é importante perder peso e praticar exercícios físicos com regularidade.

Uma alimentação balanceada é ótima para controlar o triglicérides. Por isso, médicos e nutricionistas recomendam a ingestão de frutas, verduras, peixes, cereais integrais, entre outros. É justamente aí que entra a aveia. Como podemos observar, o consumo de aveia e outros cereais é indicado para baixar o triglicérides, pois dificultam a absorção de gorduras pelo organismo.

Respondendo a pergunta

Retomando a pergunta do José Carlos, o consumo da aveia todos os dias não contribui para o aumento dos níveis de triglicérides. Pelo contrário, o cereal deve fazer parte de uma dieta balanceada para reduzir os triglicerídeos presentes no organismo. No entanto, é preciso respeitar as quantidades indicadas: 3 colheres (sopa) de aveia por dia. Também não devemos misturar o cereal com leite integral, açúcar ou mel, que podem aumentar a presença da gordura.

Tags: , , , , , , , , ,

11 Responses to “Aveia e Triglicérides Alto”

  1. jose aparecido de oliveira:
    19 de June de 2012 at 00:37

    ola eu consumo aveia todos os dias no café da manhã.fiz exames de sangue .deu umas taxas alteradas de açucar no sangue .sera que tem aver com o consumo de aveia…..eu tomo aveia com uma maça uma banana 3 colher de aveia e um copo de leite desnatado….ok

  2. Emília Silva:
    20 de June de 2012 at 21:37

    José Aparecido, o consumo moderado de aveia não interfere diretamente nos níveis de açúcar no sangue. Converse com o seu médico para saber o que pode estar causando alterações no seu exame de sangue. Dica: reduza a quantidade de aveia para 1 colher pela manhã. Obrigada!

  3. selma:
    3 de September de 2012 at 14:26

    gostei muito do esclarecimento,porém gostaria de saber se tem um remedio natural para triglicérides alto.

  4. Emília Silva:
    8 de September de 2012 at 15:15

    Selma, como não somos especialistas no assunto, preferimos não fazer indicações de tratamento. Procure um médico ou especialista para conhecer as possibilidades de tratamento para o seu problema. Obrigada.

  5. breno morais de sousa:
    11 de November de 2012 at 19:54

    boa noite.meu trigliceres esta muito alto 416,gostaria de uma orientação se existe frutas ou verduras que ajudam a abaixar o nivel.

  6. Emília Silva:
    30 de November de 2012 at 21:36

    Breno, é importante que você procure um endocrinologista ou um nutricionista para receber uma orientação adequada. Em suas refeições, prefira os cereais integrais, as carnes magras, os vegetais verde escuros e as leguminosas. Evite as massas, doces, frituras e refrigerantes.

  7. Rozilani Kühl:
    8 de December de 2012 at 17:24

    gostei muito da explicaçao sobre o triglicérides e a aveia. obrigado

  8. GEORGETE:
    23 de January de 2013 at 13:57

    FOI DE EXCELENTE AJUDA, AS ORIENTAÇÕES QUE OBTIVE NESTA PAGINA SOBRE TRIGLICERIOS.
    MUITO AGRADECIDA.
    GEORGETE.

  9. rita de cassia:
    6 de January de 2014 at 21:14

    foi de grande ajuda esta pagina
    agradecida
    rita

  10. rita de cassia:
    6 de January de 2014 at 21:15

    gostei do esclarecimento

  11. Frederico:
    18 de January de 2014 at 10:54

    Bom dia. Gostei das dicas. Parabéns pela divulgação. Gostaria de compartilhar os benefícios de uma dieta na minha vida. Em março de 2013, a taxa de triglicerídeos no meu sangue estava em 475. Foi um susto, mas não desesperei, até para evitar o fogo de palha no tratamento. Iniciei, imediatamente, uma mudança na alimentação, consumindo mais frutas e legumes, diminuindo (praticamente não consumo mais) açúcar e mel. Eu substitui o açúcar por banana bem madura. Por exemplo, faço o mingau de aveia (um pouco da grossa e um pouco da fina) com pouquíssimo leite desnatado e com banana amassada (cozinho tudo junto). Levo uma fruta (normalmente, maçã) para o meu trabalho para comer no meio da manhã e no meio da tarde. Iniciei as caminhadas regularmente (em torno de 40 a 50 minutos), todo dia. Em agosto de 2013, o resultado foi surpreendente. De 94 kg em março, hoje estou com 73 kg. Meus exames deram resultados ótimos em agosto. Refiz os exames em janeiro de 2014 e meu triglicérides aumentou um pouco (está em 200), mas a médica me esclareceu que foi do abuso de massas (não nego o sangue italiano) no Natal e Ano-novo. Agora, nada de abuso, retorno à dieta balanceada e dá-lhe caminhadas.

Comentar