Aveia e os Benefícios do Magnésio

Não sabe onde guardou as chaves? Esqueceu o número do próprio celular? Se a memória anda falhando, é hora de mudar um pouco seus hábitos alimentares. Pode parecer estranho, mas o que comemos interfere diretamente no funcionamento do nosso cérebro. Hoje falaremos um pouco mais sobre o magnésio, que pode ser encontrado na aveia e em outros alimentos.

Importância do Magnésio

Esse nutriente é fundamental para a nossa memória. Ele ajuda na transmissão dos impulsos nervosos, além de contribuir para a formação dos neurônios. Por isso, os mais esquecedinhos precisam incluir alimentos ricos em magnésio em suas dietas.

O magnésio também atua no relaxamento muscular, melhorando o condicionamento físico para a prática de esportes. O nutriente participa do metabolismo de energia, ou seja, aumenta a disposição para atividades físicas. Estudos recentes mostram que o magnésio é capaz de retardar o envelhecimento das células. Ele ainda compõe a formação dos ossos, ajuda na síntese da glicose e facilita a absorção de outros sais minerais, como ferro, cálcio e potássio.

Magnésio

Alguns alimentos ricos em magnésio

Onde Encontrar

Os especialistas recomendam que mulheres ingiram cerca de 310 mg de magnésio por dia e os homens de 400 mg. No entanto, a carência deste sal mineral é muito comum em ambos os sexos. Sendo assim, é muito importante observar quais alimentos contém magnésio e incluí-los em sua alimentação.

A aveia é uma boa fonte de magnésio – 100 g do cereal tem 119 mg do nutriente. O mineral também é encontrado no arroz integral, feijão, milho, nozes, abacate, damasco e soja. Para aproveitar melhor o magnésio, a dica é evitar o consumo de álcool ou muito açúcar juntamente com esses alimentos.

Atenção

A falta do magnésio em nosso organismo pode ocasiona problemas como: fadiga, arritmia cardíaca e fraqueza. Contudo, o excesso do mineral também é prejudicial, pois pode causar pressão baixa, problemas respiratórios e alterações no ritmo cardíaco. Mantenha uma alimentação equilibrada para aproveitar os benefícios desse nutrientes sem prejudicar a sua saúde.

Tags: , , , , , , , , ,

Comentar