Aveia e Obesidade

Considerada como uma doença pela classe médica, a obesidade é um problema que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. A obesidade se caracteriza pelo ganho de peso excessivo. Isso ocorre quando a ingestão de calorias pelo indivíduo é maior que seu gasto energético. Atualmente, a obesidade é considerada como um problema de saúde pública, devido ao número elevado de pessoas obesas. A principal causa da doença é a má alimentação, associada com o sedentarismo, problemas hormonais e herança genética.

A obesidade está relacionada a outros problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes, apneia do sono e osteoartrite. Por isso, é muito importante tentar reduzir o número de pessoas obesas em todo o mundo. Em alguns casos extremos, a medicina opta pelo tratamento da doença através da cirurgia de redução do estômago. No entanto, a maneira mais saudável de se combater a obesidade é uma dieta equilibrada, acompanhada da prática de atividades físicas.

Obseidade

Uso da aveia no controle da obesidade

Aveia no Combate da Obesidade

A aveia também pode ser uma importante aliada no tratamento da obesidade. Mas não basta incluir o cereal na alimentação para obter os seus benefícios. O ideal é combinar o consumo da aveia com uma dieta balanceada, preparada por um profissional. Cada pessoa tem necessidades diferentes de nutrientes. Assim, é fundamental criar um cardápio adequado, levando em consideração as especificidades de cada indivíduo.

Pesquisas comprovam que o consumo regular da aveia contribui para o emagrecimento saudável. Isso acontece porque o cereal é rico em fibras.  Em nosso organismo, essas fibras entram em contato com a água, se expandindo. Desse modo, a pessoa se sente satisfeita com menos comida, porque o estômago fica mais cheio. Além de aumentar a sensação de saciedade, a aveia também dificulta a absorção da gordura pelo organismo. As fibras se unem às moléculas de gordura, carregando-as para fora do organismo durante o processo de digestão. O mesmo acontece com as moléculas de açúcar, que também são eliminadas.

Se você sofre com a obesidade, procure um médico ou nutricionista para que ele indique uma dieta adequada para o seu perfil. Com cerca de 3 colheres de aveia ao longo do dia, esta dieta terá um efeito mais rápido e duradouro.

Crédito da imagem: A Nutricionista

Tags: , , , , , , , , , , ,

Comentar