Aveia e Mel

Aveia e mel parecem ser alimentos inseparáveis, mas será que a combinação é benéfica para a nossa saúde? Ao longo deste texto tentaremos responder a essa pergunta, explorando as principais propriedades tanto da aveia quanto do mel. Primeiramente, é preciso analisar os alimentos, para depois pensar a combinação.

Mel

Aveia e mel

Aveia e mel, uma combinação saudável!

Há muito tempo se sabe que o líquido dourado e adocicado produzido pelas abelas é benéfico para a saúde. Muitas pessoas preferem utilizar o mel ao açúcar, por considerar a opção mais natural e saudável. A substância também é utilizada com remédio natural, principalmente para tosse, dor de garganta e outros males. Mas, afinal de contas, quais são as propriedades nutricionais do mel?

De início, devemos destacar os nutrientes desse alimento. Ele é basicamente composto por açúcar e água, mas também possui potássio, ferro, sódio, fósforo, zinco, cloro, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, C e proteínas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, são mais de 70 substâncias essenciais para o nosso organismo que são encontradas no mel.

Graças a essa composição rica em diversos nutrientes, o mel auxilia no combate de muitas doenças, é expectorante, dá energia ao corpo, melhora o funcionamento do sistema nervoso, reforça o sistema imunológico, entre outros benefícios. Além disso, combate o envelhecimento das células da pele e atua como um importante hidratante natural, podendo ser utilizado também como cosmético.

Aveia

A aveia também é um alimento bastante nutritivo. Ela é rica é fibras, tanto do tipo solúvel quanto do tipo insolúvel, além de conter cálcio, ferro, cobre, zinco, magnésio, fósforo, manganês, vitaminas E e do complexo B. A beta glucana, encontrada no cereal, é excelente para combater as doenças cardiovasculares, melhorar os níveis de colesterol e glicemia no sangue, além de auxiliar no emagrecimento. As fibras da aveia também colaboram para o bom funcionamento do intestino, sendo bastante indicada para quem sofre com a prisão de ventre.

Aveia com Mel

Uma das características do mel é facilitar a absorção de nutrientes em nosso organismo. Por isso, a combinação da aveia com o mel pode ser interessante, para que o corpo assimile melhor as substâncias contidas nos dois alimentos. No entanto, a mistura deve ser consumida com cautela por quem deseja emagrecer, pois o mel é bastante calórico e rico em açúcar. Os diabéticos também devem evitar o mel, para evitar os picos de glicemia.

Nos cuidados com a pele e cabelos a combinação da aveia com mel também é excelente, pois ambos possuem vitamina E, que revigora as células da derme. Além disso, esses alimentos atuam como poderosos hidratantes, evitando que a pele e o cabelo fiquem ressecados com a perda de água e óleo.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply